terça-feira, 15 de maio de 2012

Festas Populares - CE

Folclore Cearense - O folclore é outra grande atração do Ceará. Através das danças e folguedos populares o povo cearense expressa tradições e costumes, seja do litoral ou sertão. São manifestações espontâneas, que tiveram origem da fusão cultural do branco, do negro e do índio que aqui habitaram. Dentre as principais, destacam-se:
Bumba-meu-Boi ou Boi-Ceará
Bumba-meu-Boi ou Boi-Ceará
Auto ou drama pastoril que por tradição é representado durante o período natalino, como sobrevivência das festividades cristãs medievais, em que o culto do boi se fazia em homenagem ao nascimento de Cristo. De tradição luso-ibérica do século XVI, nasceu dos escravos e pessoas agregadas aos engenhos e fazendas. No Cariri, é acompanhado por banda cabaçal.
Pastoril
Pastoril

Festa de origem portuguesa, onde “pastoras” vestidas de azul e encarnado, se apresentam diante do presépio em atitude de louvor ao Menino Jesus. Representado durante o Natal.

Reisado
Reisado

De origem ibérica, é caracterizada por um grupo de pessoas que se reúne para cantar e louvar o nascimento de Cristo. Os praticantes personificam a história dos gladiadores romanos, dos três reis magos e a perseguição aos cristãos. A época principal de exibição são as festividades natalinas, sobretudo no período dos Santos Reis, e o local é de preferência diante de uma lapinha ou presépio. O enredo mais autêntico é registrado em Juazeiro do Norte.
Dança de São Gonçalo
Dança de São Gonçalo

Como parte integrante da bagagem cultural do colonizador lusitano, a dança que integrava o culto a São Gonçalo do Amarante, bastante popular em Portugal, foi introduzida no Brasil, sendo, talvez, um dos ritmos mais difundidos do catolicismo rural brasileiro. No município de São Gonçalo do Amarante a dança é realizada durante a festa do santo padroeiro e apresentada em nove jornadas, num ambiente de muita fé e animação. São Gonçalo é o protetor dos violeiros e das donzelas casamenteiras.


















2 comentários:

  1. E as principais festas populares?
    E as datas de quando essas festas acontecem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro amigo (a) desculpas colocar desse modo, pois não se identificou então fica difícil saber não é verdade?
      Pois então, acredito que você não leu o post e se leu, não percebeu as datas nele existente, mas se mesmo assim ainda tem dúvidas, é só consultar a fonte que nós colocamos no final do post (Fonte: Secretaria de Turismo do Ceará)
      Espero ter respondido a sua dúvida

      Abraços

      BBão
      Rafael Mourao

      Excluir

. . .