segunda-feira, 14 de maio de 2012

Festas populares da Bahia

Lavagem do Bonfim
Lavagem do Bonfim
As baianas despejam seus vasos com água de cheiro no adro da igreja e sobre as cabeças dos fiéis, num ritual de fé e esperança.
Carnaval
Carnaval
“Ah! Imagina só, que loucura essa mistura. Alegria, alegria é o estado, que chamamos Bahia. De todos os santos, encantos e axé. Sagrado e profano, o baiano é: carnaval...”. Hino maior do carnaval da Bahia, a música “Chame gente”, de Morais Moreira, resume com perfeição; não apenas o espírito democrático, as belezas e a alegria incomparável da cidade de Salvador, mas principalmente, o frenesi sentido aqui em todos meses de fevereiro, durante a maior festa popular a céu aberto do planeta.

Da singela “fubica” de Dodô e Osmar, até os trios elétricos colossais de hoje, o carnaval ganhou status, infra-estrutura, novos artistas, e acabou por conquistar definitivamente, os milhões de corações que aqui já brincaram. Dentro dos blocos de trio, na “pipoca” em meio à multidão, ou sobre os recém criados e super-luxuosos camarotes, o folião aqui viverá experiências transcendentais, que elevarão a sua adrenalina e contentamento a um limite nunca antes atingido. Nos seis dias de uma festa praticamente ininterrupta, os grandes nomes de nossa musica estarão todos reunidos nos 26 km de ruas e avenidas da cidade, à bordo de seus trios e envolvidos por seus blocos, acionando as engrenagens, desta imensa fabrica de sonhos.

No interior do estado, estão as opções mais tranquilas, e não menos interessantes, como o “Carnaoeste” , que acontece na cidade de Barreiras; o carnaval da paradisíaca Canavieiras, no sul do estado e a “folia roots”, em Palmeiras, no coração da Chapada Diamantina. Por fim, o destaque fica por conta da festança de Porto Seguro, que começa uma semana após o calendário oficial, para fazer renascer a euforia, silenciada pela ressaca da capital.
Festa de Yemanjá
Festa de Yemanjá
Pescadores e fiéis festejam em cortejo marítimo, que sai ao mar partir das 16h, em inúmeros barcos, conduzindo flores e outros presentes para a Rainha das Águas. Esta é uma das maiores manifestações religiosas públicas do candomblé. As ruas do bairro do Rio Vermelho ficam tomadas de pessoas que se aglomeram para assistir à saída das embarcações com as oferendas. Evento que se realiza desde 1974, organizado pelos pescadores da colônia de pesca do bairro.
Dia da Baiana
Dia da Baiana
Festa em homenagem à baiana do acarajé, símbolo da Bahia. O evento foi instituído na década de 80 pela Bahiatursa e reúne muitas baianas numa confraternização geral, havendo também, missa solene na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, seguida de almoço e muito samba de roda, no Centro Histórico, Pelourinho.

Mais festas populares da Bahia: 

Boa Viagem
Festa da Lapinha
Lavagem do Bonfim
Festa da Ribeira
Festa de São Lázaro
Festa de Yemanjá
Lavagem de Itapuã
Carnaval
Procissão de Ramos
Procissão do Senhor Morto
Queima de Judas
São Francisco Xavier
Divino Espírito Santo
Santo Antônio
São João
Independência
São Roque
São Cosme e São Damião
Dia da Baiana
Festa dos Pescadores
Herança Africana
Dia do Samba
Santa Bárbara






Nenhum comentário:

Postar um comentário

. . .