Pular para o conteúdo principal

TRADUTOR

Festas Populares

Carnaval
CARNAVAL
Tida como uma das mais importantes festas populares, o carnaval chegou ao Brasil pelos portos do Rio de Janeiro, trazido pelos primeiros colonizadores.
Incorporando outras influências, adquirindo cores e matizes especiais, transformando-se no carnaval verdadeiramente brasileiros.

O entrudo lusitano, segundo alguns autores, desenvolveu-se muito com a participação do negro escravo, assumindo até formas elaboradas com o mesmo intuito de molhar, sujar, perseguir os transeuntes.

Baldes d'água, limões de cheiro, seringas d'água, presentes nas primeiras décadas do século XX, desapareceram das ruas cariocas com o passar dos anos, cedendo lugar a outras formas de celebração, impregnadas do mesmo espírito brincalhão e cético, característico desse período festivo.

Ano Novo
Ano Novo
A passagem do ano, noite de 31 de dezembro para 1º de janeiro, inserida no Ciclo Natalino, é marcada por variadas comemorações. 

Denominado ANO NOVO ou ANO BOM, o acontecimento significa o renascer, a renovação da esperança de um ano feliz, simbolizado na troca de votos de "boas entradas e nos bons augúrios ao alvorecer de uma nova vida. 

Nos lares, nos clubes sociais e nas vias públicas, o romper do primeiro dia do ano é esperado em meio a grande alegria, entre cantos de "adeus ano velho", "feliz ano novo", brindes libatórios, acompanhados de saudações efusivas, danças, espocar de fogos e, característica muito fluminense, a soltura de balões comemorativos.
Festa de Santo Amaro

Festa de Santo Amaro
No mês de janeiro, época que marca o término da safra e o início da plantação da cana-de-açúcar, realiza-se em Santo Amaro, distrito de Campos dos Goytacazes, uma tradicional festa em homenagem ao santo padroeiro. 

Em muitos aspectos semelhantes às festas de padroeiro do interior fluminense, ela tem a peculiaridade de apresentar, como parte da programação, um torneiro de cavalhadas, que revive a cada ano uma antiga tradição local.
Festa da Nossa Senhora da Penha
Festa da Nossa Senhora da Penha
Origem da devoção a Nossa Senhora da Penha, alguns estudiosos indicam o sul da França como o local de sua irradiação, outros afirmam que essa devoção nasceu em Salamanca, na Espanha.
Corpus Christi

Corpus Christi
Celebração da Igreja Católica que ocorre na segunda quinta-feira após o Domingo de Pentecostes (Divino Espírito Santo), a procissão de Corpus Christi – Corpo de Deus – teve no Papa Urbano IV um grande incentivador. 

Seu propósito inicial era propagar a Jesus Cristo através da Eucaristia e pedir perdão a Deus pelos hereges que negavam o milagre da hóstia sagrada. 

"Em Portugal (as celebrações) datam do século XIII (Teófilo Braga) com o máximo esplendor de tropas, fidalgos, cavaleiros, andores, danças, cantos" (Cascudo, 1979).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTAS POPULARES do TOCANTINS

Festas Populares e Religiosas do estado de Tocantins é algo sensacional que mostra uma cultura em ricos trajes para todos que queiram conhecer. As festas exprimem cultura e tradição dos povos, tanto pelas cerimônias festivas quanto pelos rituais religiosos, e ssas celebrações reafirmam laços sociais, e raízes que aproximam os homens, movimentam e resgatam lembranças e emoções, t em características semelhantes mesmo com enfoques diferenciados, como as manifestações do canto, da dança, da música e, principalmente, o espírito de troca e fortificação, tão bem expressos no dito popular "lavar a alma". As festas populares e religiosas traduzem a cultura popular, a linguagem do povo, tudo que vem dele e de sua alma. Boi-Bumbá Uma das principais manifestações brasileiras, que provavelmente surgiu no final do século XVIII, por influência da tradição portuguesa e dos faraós do Egito (adoradores do Boi Ápis, deus da Fertilidade), e que logo se espalhou por todas as

Festas Populares de Rondônia

Adoro saber sobre festas típicas do nosso país Festas típicas e populares do estado de Rondônia é algo que não podemos perder ou de conhecer, muitas atrações num show colorido de roupas bonitas e danças da região. Arraial - Índia Boi Bumbá Botos que dançam nas festas e emprenham donzelas. Iaras que seduzem os homens e os levam para seus reinos encantados. Cobras-grandes, Curupiras, Caaporas, Matintapereira, cabeças voadoras de pessoas transformadas em duendes que vagam à noite. O folclore rondoniense é, acima de tudo, um espetáculo de lendas. Todas com influência indígena e amazonense. E uma das grandes festas folclóricas é o Arraial Flor de Maracujá em Porto Velho. É nesta festa que o Boi Bumbá se manifesta. Herdado do Nordeste, o bumba-meu-boi é uma manifestação folclórica que resume elementos culturais portugueses, africanos e indígenas. A festa é quando Porto Velho vira um verdadeiro arraial, com milhares de bandeirinhas coloridas nas barracas da

FESTAS POPULARES de SÃO PAULO

Festa do Morro do Querosene Três vezes por ano, no bairro do Butantã, na zona oeste da cidade, acontece a festa do Morro do Querosene.  Versão paulistana das toadas do Bumba-meu-boi, ela existe há dez anos, no Sábado de Aleluia (véspera da Páscoa), acontece o Renascer do Boi, no dia 24 de junho se comemora o Batizado do Boi e em 23 de outubro a Morte do Boi, participam da festa, além dos paulistanos, imigrantes do Maranhão e de Minas Gerais. Festa da Santa Achiropita  No mês de agosto, a colônia italiana em São Paulo comemora o dia de Nossa Senhora Achiropita com uma grande festa popular.  A comemoração, organizada pela comunidade e pela Paróquia de Nossa Senhora Achiropita, acontece nas ruas 13 de maio e São Vicente, no bairro do Bixiga.  O ponto alto da festa é a comida e a música típicas, a festa de Achiropita é a mais conhecida e tradicional da cidade e atrai todos os anos milhares de visitantes. Festas de São Vito, São Genaro e santo Emídio.  As fes