quinta-feira, 24 de maio de 2012

Festas Populares

Carnaval
CARNAVAL
Tida como uma das mais importantes festas populares, o carnaval chegou ao Brasil pelos portos do Rio de Janeiro, trazido pelos primeiros colonizadores.
Incorporando outras influências, adquirindo cores e matizes especiais, transformando-se no carnaval verdadeiramente brasileiros.

O entrudo lusitano, segundo alguns autores, desenvolveu-se muito com a participação do negro escravo, assumindo até formas elaboradas com o mesmo intuito de molhar, sujar, perseguir os transeuntes.

Baldes d'água, limões de cheiro, seringas d'água, presentes nas primeiras décadas do século XX, desapareceram das ruas cariocas com o passar dos anos, cedendo lugar a outras formas de celebração, impregnadas do mesmo espírito brincalhão e cético, característico desse período festivo.

Ano Novo
Ano Novo
A passagem do ano, noite de 31 de dezembro para 1º de janeiro, inserida no Ciclo Natalino, é marcada por variadas comemorações. 

Denominado ANO NOVO ou ANO BOM, o acontecimento significa o renascer, a renovação da esperança de um ano feliz, simbolizado na troca de votos de "boas entradas e nos bons augúrios ao alvorecer de uma nova vida. 

Nos lares, nos clubes sociais e nas vias públicas, o romper do primeiro dia do ano é esperado em meio a grande alegria, entre cantos de "adeus ano velho", "feliz ano novo", brindes libatórios, acompanhados de saudações efusivas, danças, espocar de fogos e, característica muito fluminense, a soltura de balões comemorativos.
Festa de Santo Amaro

Festa de Santo Amaro
No mês de janeiro, época que marca o término da safra e o início da plantação da cana-de-açúcar, realiza-se em Santo Amaro, distrito de Campos dos Goytacazes, uma tradicional festa em homenagem ao santo padroeiro. 

Em muitos aspectos semelhantes às festas de padroeiro do interior fluminense, ela tem a peculiaridade de apresentar, como parte da programação, um torneiro de cavalhadas, que revive a cada ano uma antiga tradição local.
Festa da Nossa Senhora da Penha
Festa da Nossa Senhora da Penha
Origem da devoção a Nossa Senhora da Penha, alguns estudiosos indicam o sul da França como o local de sua irradiação, outros afirmam que essa devoção nasceu em Salamanca, na Espanha.
Corpus Christi

Corpus Christi
Celebração da Igreja Católica que ocorre na segunda quinta-feira após o Domingo de Pentecostes (Divino Espírito Santo), a procissão de Corpus Christi – Corpo de Deus – teve no Papa Urbano IV um grande incentivador. 

Seu propósito inicial era propagar a Jesus Cristo através da Eucaristia e pedir perdão a Deus pelos hereges que negavam o milagre da hóstia sagrada. 

"Em Portugal (as celebrações) datam do século XIII (Teófilo Braga) com o máximo esplendor de tropas, fidalgos, cavaleiros, andores, danças, cantos" (Cascudo, 1979).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

. . .