Pular para o conteúdo principal

TRADUTOR

Sopa Leão Veloso

Como fazer Sopa Leão Veloso

Sopa delícia
Ingredientes:

500 g de camarões pequenos
1 kg de mexilhões com as conchas
1 peixe inteiro (garoupa, cherne, badejo, mero) com cerca de 2 kg
1 amarrado de salsa, coentro, cebolinha verde e 1 folha de louro
3 dentes de alho
1 colher (chá) de coentro em grãos
1 xícara de cheiro verde picado
2 xícaras de tomates maduros sem pele e sementes, picados
Pimenta de cheiro a gosto
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 xícaras de carne de siri
4 xícaras de carne de lagosta.

Modo de preparo: 

Lave os camarões e mexilhões e reserve. Retire a cabeça do peixe, coloque-a em uma caldeirão, cubra com cerca de 5 litros de água fria, tempere com sal a gosto, leve ao fogo alto, deixe ferver, junte o amarrado de ervas, tampe o caldeirão, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 1 hora e meia; elimine a cabeça do peixe e o amarrado de ervas, coe o caldo e leve novamente ao fogo.
Coloque os camarões em uma cesta de arame para fritura, mergulhe-os no caldo, cozinhe somente até ficarem rosados, tire do caldo, elimine as cascas, limpe e reserve.
Faça o mesmo com os mexilhões, até as conchas se abrirem, tire do caldo, remova as conchas e reserve.
Mantenha o caldo em fogo alto.
Amasse os dentes de alho com grãos de coentro e 1 colher (chá) de sal até obter uma pasta, acrescente ao caldo, junte cheiro verde, tomates, tempere com pimenta, deixe ferver, tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe até os tomates ficarem macios.
Corte o peixe em postas, tempere com sal e pimenta, coloque azeite em uma panela, aqueça em fogo médio, junte as postas de peixe, frite até ficarem douradas, tire do fogo e elimine a pele e espinhas.
Desfie a carne do peixe, acrescente ao caldo junto com as carnes de siri e lagosta, camarões e mexilhões; acrescente um pouco de água à panela onde o peixe foi frito, deixe ferver, junte ao caldo, misture, verifique o tempero, deixe ferver, tire do fogo, coloque em uma sopeira e sirva imediatamente. 

Tempo de preparo: 2 h
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: moderada
Receita Típica do: Rio de Janeiro


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTAS POPULARES do TOCANTINS

Festas Populares e Religiosas do estado de Tocantins é algo sensacional que mostra uma cultura em ricos trajes para todos que queiram conhecer. As festas exprimem cultura e tradição dos povos, tanto pelas cerimônias festivas quanto pelos rituais religiosos, e ssas celebrações reafirmam laços sociais, e raízes que aproximam os homens, movimentam e resgatam lembranças e emoções, t em características semelhantes mesmo com enfoques diferenciados, como as manifestações do canto, da dança, da música e, principalmente, o espírito de troca e fortificação, tão bem expressos no dito popular "lavar a alma". As festas populares e religiosas traduzem a cultura popular, a linguagem do povo, tudo que vem dele e de sua alma. Boi-Bumbá Uma das principais manifestações brasileiras, que provavelmente surgiu no final do século XVIII, por influência da tradição portuguesa e dos faraós do Egito (adoradores do Boi Ápis, deus da Fertilidade), e que logo se espalhou por todas as

Festas Populares de Rondônia

Adoro saber sobre festas típicas do nosso país Festas típicas e populares do estado de Rondônia é algo que não podemos perder ou de conhecer, muitas atrações num show colorido de roupas bonitas e danças da região. Arraial - Índia Boi Bumbá Botos que dançam nas festas e emprenham donzelas. Iaras que seduzem os homens e os levam para seus reinos encantados. Cobras-grandes, Curupiras, Caaporas, Matintapereira, cabeças voadoras de pessoas transformadas em duendes que vagam à noite. O folclore rondoniense é, acima de tudo, um espetáculo de lendas. Todas com influência indígena e amazonense. E uma das grandes festas folclóricas é o Arraial Flor de Maracujá em Porto Velho. É nesta festa que o Boi Bumbá se manifesta. Herdado do Nordeste, o bumba-meu-boi é uma manifestação folclórica que resume elementos culturais portugueses, africanos e indígenas. A festa é quando Porto Velho vira um verdadeiro arraial, com milhares de bandeirinhas coloridas nas barracas da

FESTAS POPULARES de SÃO PAULO

Festa do Morro do Querosene Três vezes por ano, no bairro do Butantã, na zona oeste da cidade, acontece a festa do Morro do Querosene.  Versão paulistana das toadas do Bumba-meu-boi, ela existe há dez anos, no Sábado de Aleluia (véspera da Páscoa), acontece o Renascer do Boi, no dia 24 de junho se comemora o Batizado do Boi e em 23 de outubro a Morte do Boi, participam da festa, além dos paulistanos, imigrantes do Maranhão e de Minas Gerais. Festa da Santa Achiropita  No mês de agosto, a colônia italiana em São Paulo comemora o dia de Nossa Senhora Achiropita com uma grande festa popular.  A comemoração, organizada pela comunidade e pela Paróquia de Nossa Senhora Achiropita, acontece nas ruas 13 de maio e São Vicente, no bairro do Bixiga.  O ponto alto da festa é a comida e a música típicas, a festa de Achiropita é a mais conhecida e tradicional da cidade e atrai todos os anos milhares de visitantes. Festas de São Vito, São Genaro e santo Emídio.  As fes