Pular para o conteúdo principal

TRADUTOR

Imigração no Brasil

A imigração no Brasil


Imigrantes
No Brasil os primeiros fluxos migratórios ocorreram em meados século 19 e metade do século 20 em grande quantidade de portugueses, alemães, italianos, espanhóis, japoneses, segundo a socióloga Ethel Kosminsky, da Unesp de Marília (SP).


Nessa época houve uma entrada de mais ou menos 4 milhões de estrangeiros desses países com momentos diferenciados.

Na metade do século 19, muitos vieram atrás de terras oferecidas do governo brasileiro no sul do país.

Já em 1870 esse movimento imigratório mudou de curso, pois nessa época tinha como principal produto de exportação o café no Brasil, com uma mão de obra escravista basicamente e estando ela em crise, com a suspensão e por fim a abolição completa no ano de 1888, o governo e os grandes fazendeiros tiveram como solução para a substituição dessa mão de obra escravista, o incentivo das de fora do país. 

Sendo assim essa nova fase de imigração chegava não para ter terras e sim pra ficarem no lugar dos escravos, com seus trabalhos duros nas lavouras, principalmente em São Paulo.

Eles viam movidos por passagens pagas e aqui chegando, moravam em alojamentos temporários até arrumarem um trabalho nessas lavouras.

No século 20 essa política de apoio imigratória passaria por uma turbulência.

No ano de 1902, com a crise da industria do café, houve uma redução nesse incentivo aos imigrantes.

Com término da primeira guerra (1914 / 1918) cresce o movimento imigratório, com uma chegada de trabalhadores além dos que já vinham de outros nacionalidades (poloneses, judeus, russos). após a segunda guerra (1939 /1945 ) seria ocorre outros tipos de imigrantes, na sua maioria eram refugiados dessas áreas em guerra (chineses) ajudados pelos organismos internacionais.

Em 1960 outros povos ( bolivianos, coreanos ) desembarcaram no Brasil, num movimento bastante reduzido e nas décadas seguintes diminuiria ainda mais.

Comentários

  1. Olá Brasil Bão, sabe eu penso que agora que a economia Brasileira está mais estável, a imigração deve de ter voltado a subir, não?
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga Ana Maria.
    Sim verdade, aumentou por volta de 50% se formos comparar quando o Brasil não estava com a economia mais estabilizada como hoje, mas quanto ao período em que foi colocado, não houve um aumento tão expressivo, ou seja, no período atual ainda estamos aquém aos períodos anteriores ( antes eram cidades construídas com as mãos imigratórias ) e hoje uma busca por lugares aonde a economia está mais estável.
    Agradeço sua participação, foi muito útil e agradável

    Abraços,
    BrBão

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    Eu adorei o post, sempre gostei das aulas de história ;)
    Os imigrantes nos ajudaram a construir o pais, e nos tornamos uma grande nação.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Sim verdade Midian, mas o nosso Brasil é cheio de fatos históricos e fazer um post contando tudo, seria um "postão" e demandaria tempo, então digamos que dei uma introdução para que as pessoas tenham uma noção (pequena) dos fatos.
      Obrigado pelo seu comentário inteligente e oportuno

      Beijos
      Rafael

      Excluir
  5. Bom dia, Raphael.
    Gosto de ler sobre nossa história, pois muitos acontecimentos vão se perdendo em nossa mente.
    Descendo de imigrantes que, exatamente, vieram pra cá depois da segunda guerra.
    Essa nação, na sua maioria foi construída por estrangeiros e até hoje tem portas abertas pra todos, o que causa tantas contradições. Afinal, se não cuidamos nem dos nossos, como podemos auxiliar os que vêm de fora?
    Bom post.
    Abraços e feliz final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Rafael que bom aprender mais um pouco sobre a imigração no Brasil, não tenho aula de história desde que parei de estudar, os imigrantes eles ajudaram muito o Brasil, Rafael abraços.

    ResponderExcluir
  7. Bom, vou confessar que não gosto de aulas de história rsrs
    mas sei da importância de se conhecer como tudo começou, e até mesmo termos uma ideia de onde viemos.
    Teu post é muito bom Rafa, isso com certeza vai ajudar muito nas pesquisas escolares das crianças!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  8. ADORO HISTORIAS E TAO BOM SABER SOBRE NOSSA TERRA AS DIFICULDADES AS VITORIAS PARABENS RAFAEL

    ResponderExcluir
  9. Muito bacana seus posts, estou amando ler cada um, beijos

    ResponderExcluir
  10. Interessante, gostava muito de história na minha época de escola.
    E poder fazer uma revisão aqui é muito bom.
    Gostei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Muito bom! na verdade já nem lembrava mais nada disso ... rsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FESTAS POPULARES do TOCANTINS

Festas Populares e Religiosas do estado de Tocantins é algo sensacional que mostra uma cultura em ricos trajes para todos que queiram conhecer. As festas exprimem cultura e tradição dos povos, tanto pelas cerimônias festivas quanto pelos rituais religiosos, e ssas celebrações reafirmam laços sociais, e raízes que aproximam os homens, movimentam e resgatam lembranças e emoções, t em características semelhantes mesmo com enfoques diferenciados, como as manifestações do canto, da dança, da música e, principalmente, o espírito de troca e fortificação, tão bem expressos no dito popular "lavar a alma". As festas populares e religiosas traduzem a cultura popular, a linguagem do povo, tudo que vem dele e de sua alma. Boi-Bumbá Uma das principais manifestações brasileiras, que provavelmente surgiu no final do século XVIII, por influência da tradição portuguesa e dos faraós do Egito (adoradores do Boi Ápis, deus da Fertilidade), e que logo se espalhou por todas as

FESTAS POPULARES de SÃO PAULO

Festa do Morro do Querosene Três vezes por ano, no bairro do Butantã, na zona oeste da cidade, acontece a festa do Morro do Querosene.  Versão paulistana das toadas do Bumba-meu-boi, ela existe há dez anos, no Sábado de Aleluia (véspera da Páscoa), acontece o Renascer do Boi, no dia 24 de junho se comemora o Batizado do Boi e em 23 de outubro a Morte do Boi, participam da festa, além dos paulistanos, imigrantes do Maranhão e de Minas Gerais. Festa da Santa Achiropita  No mês de agosto, a colônia italiana em São Paulo comemora o dia de Nossa Senhora Achiropita com uma grande festa popular.  A comemoração, organizada pela comunidade e pela Paróquia de Nossa Senhora Achiropita, acontece nas ruas 13 de maio e São Vicente, no bairro do Bixiga.  O ponto alto da festa é a comida e a música típicas, a festa de Achiropita é a mais conhecida e tradicional da cidade e atrai todos os anos milhares de visitantes. Festas de São Vito, São Genaro e santo Emídio.  As fes

Festas Populares de Rondônia

Adoro saber sobre festas típicas do nosso país Festas típicas e populares do estado de Rondônia é algo que não podemos perder ou de conhecer, muitas atrações num show colorido de roupas bonitas e danças da região. Arraial - Índia Boi Bumbá Botos que dançam nas festas e emprenham donzelas. Iaras que seduzem os homens e os levam para seus reinos encantados. Cobras-grandes, Curupiras, Caaporas, Matintapereira, cabeças voadoras de pessoas transformadas em duendes que vagam à noite. O folclore rondoniense é, acima de tudo, um espetáculo de lendas. Todas com influência indígena e amazonense. E uma das grandes festas folclóricas é o Arraial Flor de Maracujá em Porto Velho. É nesta festa que o Boi Bumbá se manifesta. Herdado do Nordeste, o bumba-meu-boi é uma manifestação folclórica que resume elementos culturais portugueses, africanos e indígenas. A festa é quando Porto Velho vira um verdadeiro arraial, com milhares de bandeirinhas coloridas nas barracas da