domingo, 4 de novembro de 2012

Pontos Turísticos do Sergipe

Pontos Turísticos 

Orla de Atalaia

Orla de Atalaia

A Orla de Atalaia é um dos um dos principais cartões-postais da cidade, tem 6 km de extensão e está a 9 km do centro da cidade, sendo uma das mais belas e equipadas orlas do país, totalmente preparada para o turismo, lazer e entretenimento.

Tem iluminação especial para banhos noturnos, quadras poliesportivas e um impressionante complexo de bares e restaurantes.

Lá você também encontra o Oceanário de Aracaju e Centro de Arte e Cultura de Sergipe, que fica ao lado da praça de eventos de Atalaia, o espaço possui de 1.610 metros quadrados, abriga 48 boxes para a venda de peças de artesanato local e uma área totalmente dedicada a oficinas para artesãos sergipanos. O centro funciona como um mercado aberto de artesanato produzido no estado, como redes, tapeçarias, cerâmicas e bordados, entre outros.
Parque da Cidade

Parque da Cidade
O parque fica no alto do Morro do Urubu, de onde se tem uma vista belíssima da cidade de Aracaju. Há um mini-zoológico no local e um teleférico onde o turista pode contemplar o resquício da mata atlântica brasileira.

Uma boa dica é visitar o parque no domingo à tarde, assim você pode conhecer o local e apreciar o belo chorinho que inicia às 18:00 horas no restaurante do parque que também serve algumas delícias da culinária regional como macaxeira frita e maniçoba.

Endereço: Parque da Cidade, bairro industrial. Telefone: (79) 215-6402. 
Mirante da Praia 13 de Julho

Mirante da Praia 13 de Julho
A 13 de Julho é o um dos locais mais atraentes de Aracaju, situado no encontro do Rio Poxim com o Rio Sergipe é um verdadeiro cartão postal da cidade. 

Localizado numa área nobre da cidade, próximo ao Shopping Jardins e ao Shopping Riomar.

O Calçadão recebeu diversos aparelhos recreativos na sua orla, com ciclovia, quadras, mirante e pequenos bares, todos margeando um imenso mangue que embeleza o local. 
Ponte do Imperador

Ponte do Imperador
Um ancoradouro construído em 1859 para desembarque do Imperador Dom Pedro II e a Imperatriz Dona Teresa Cristina, que visitaram Sergipe em 1860.

A "Ponte do Imperador" é um atrativo turístico de grande valor histórico, tornando-se agora mais atraente com a instalação de uma maquete (Museu de Rua) animada que reproduz Aracaju dos anos 40, do século XX.
Mercados municipais

Mercados Municipais
Os antigos mercados Antônio Franco, datado de 1926, e Thales Ferraz, inaugurado em 1949, foram recentemente recuperados conforme o projeto original e transformados em centro comercial e cultural, abrigando lojas de produtos artesanais e típicas da região, restaurantes e bares. As estruturas dos mercados são estilo art nouveau (Antonio Franco) colonial espanhol e neocolonial (Thales Ferraz).
Orlinha do Bairro Industrial
Orlinha do Bairro Industrial
Orla do bairro mais antigo da cidade, à beira do rio Sergipe.

Foi revitalizada em 2003, transformando-se num gostoso atrativo turístico, lá você encontra diversos bares e restaurantes e tem uma visão privilegiada da ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros.
São Cristóvão (Cidade)
São Cristóvão (cidade)
Em Sergipe, a 23 km da capital, está a quarta cidade mais antiga do Brasil. 

A maioria dos monumentos históricos da cidade está concentrada nas três praças principais, todas localizadas no centro histórico.

Na Praça de São Francisco destacam-se o conjunto arquitetônico da Igreja e do Convento São Francisco, datada de 1693, onde funciona o Museu de Arte Sacra, o terceiro mais importante do Brasil em número e qualidade de peças expostas; a Santa Casa da Misericórdia, belo conjunto barroco construído no século XVII e o Museu Histórico, instalado no antigo Palácio Provincial, do século XIX, que serviu de residência para o Imperador Pedro II quando da visita à cidade, em 1860. 

Na Praça da Matriz mais preciosidades: a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória - o mais antigo monumento tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em Sergipe -, construída em 1608. 

É nessa praça que estão os principais órgãos da Prefeitura Municipal, sediados em construções históricas. Vale conhecer o Centro de Restauração, instalado no sobrado do balcão corrido.

Entre as construções que, também, merecem uma visita, estão a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e o Conjunto do Carmo, compreendendo a igreja, o convento e a Ordem Terceira.

O antigo claustro do convento foi transformado em santuário onde estão expostos os ex-votos, provenientes de graças alcançadas.

Ali, vive-se o simbolismo da cultura nordestina e a força da fé.
Laranjeiras (Cidade)
Laranjeiras (cidade)
A cidade guarda em seus monumentos traços marcantes da presença dos jesuítas, que contribuíram de forma efetiva à colonização. Em suas ruas respira-se muita religiosidade.

Lá estão famosas igrejas sergipanas, como as de Comandaroba, Nossa Senhora da Conceição e do Senhor do Bonfim, todas erguidas durante o pedo de permanência dos jesuítas. 

Sendo a segunda cidade histórica mais importante do Estado, concentra até hoje o maior número de manifestações folclóricas, muitas das quais já extintas no resto do Brasil.

Conheça o CENTRO HISTÓRICO da cidade, cujo conjunto arquitetônico e paisagístico é tombado pelo Iphan. Visite os MUSEUS DE ARTE SACRA, AFRO-BRASILEIRO e JOÃO RIBEIRO. 

Conheça o PATRIMÔNIO HISTÓRICO da cidade: igrejas e casas dos séculos XVII a XIX. Distância da capital: 23 km. Vias de acesso: BR–101 Cânion de Xingó na Cidade de Canindé do São Francisco.

Com a construção da barragem da Usina Hidroelétrica de Xingó no Rio São Francisco, deu-se origem a um cânion, formado por um vale profundo, com 65 quilômetros de extensão, 170 metros de profundidade e largura que varia de 50 a 300 metros.

O visual é muito bonito, com rochas de granito avermelhado e cinza na encosta, além das diferentes espécies de aves e répteis na caatinga, vegetação do local. 

Há possibilidade de fazer passeios de lancha, escuna e catamarã (veleiro de dois cascos) por um labirinto para admirar o local.

Paisagens belíssimas, formações rochosas deslumbrantes, água cristalina, trilhas ecológicas, vegetação exuberante e fauna diversificada: Isso é Xingó, localizado no município de Canindé do São Francisco, a 213 km da capital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

. . .