domingo, 2 de dezembro de 2012

PONTOS TURÍSTICOS - PR

Jardim Botânico


Jardim Botânico
O Jardim Botânico é um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba, inaugurado em 1991. Criado à imagem dos jardins franceses, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada. 

A estufa, em estrutura metálica, abriga espécies botânicas que são referência nacional, além de uma fonte d’água. 

A mata nativa está ponteada de trilhas para percursos a pé. 

O Museu Botânico, dirigido por Gert Hatschbach, atrai pesquisadores de todo o mundo. 

Tem espaço para exposições, biblioteca e auditório.

Ópera de Arame


Ópera de Arame
A Ópera de Arame, com estrutura tubular e teto transparente, é um dos símbolos emblemáticos de Curitiba. Inaugurada em 1992, acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico, e tem capacidade para 1.572 espectadores.


Parque Barigui


Parque Barigui
No idioma dos índios que habitavam a região antes mesmo da fundação de Curitiba, Barigüi significava "Rio do Fruto Espinhoso". 

Hoje, com 1,4 milhão de metros quadrados de área, é um dos maiores parques da cidade e, seguramente, o mais frequentado. 

Não são apenas os moradores da cidade e os turistas que procuram descanso no parque. Preás, socós, garças brancas, gambás, tico-ticos, sabiás e dezenas de outros animais nativos fazem do Barigüi a sua morada. 

Dentre os equipamentos que o Parque Barigui possui constam: churrasqueiras, quiosques, pistas de bicicross e aeromodelismo, canchas poliesportivas, equipamentos para ginástica, estacionamento, restaurante, parque de diversões, Museu do Automóvel, Parque de Exposições e Centro de Convenções, Casa da Leitura, Teatro da Maria Fumaça e a Sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Parque Tanguá


Parque Tanguá

O Parque Tanguá localiza-se na região norte da cidade, nos bairros Pilarzinho e Taboão. Possui dois lagos e um túnel artificial, pelo qual os visitantes podem passar de barco. É dotado ainda de ancoradouro, ciclovia, pista de corrida, lanchonete e o Jardim Poty Lazzarotto.

Parque Tingui


Parque Tingui
O Parque Tingui é um dos principais parques de Curitiba, localizado na região norte, no bairro São João. Possui lagos, pontes de madeira cobertas, parque infantil, ciclovia e bastante área verde. Abriga também o Memorial Ucraniano, homenagem aos imigrantes, na forma de réplica de uma igreja ortodoxa, originalmente construída no interior do estado, a qual abriga exposição de pêssankas e ícones.

Praça do Japão


Praça do Japão
A Praça do Japão localiza-se no bairro Água Verde, na cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. A praça é uma homenagem aos imigrantes japoneses que chegaram a Curitiba em 1910. A capital paranaense possui a segunda maior comunidade japonesa do Brasil, atrás somente de São Paulo, e hoje abriga mais de 32 mil descendentes de japoneses.

Atualmente, a praça é motivo de admiração, localizada em um dos quatro bairros mais nobres de Curitiba, o bairro Água Verde, tem como forte diferencial sua localização, no coração do bairro Água Verde, símbolo de glamour e nobreza. É sempre muito bem cuidada, e frequentada.

Bosque do Papa

Bosque do Papa
O Bosque do Papa é um dos mais importantes parques da cidade de Curitiba, foi criado em homenagem ao Papa João Paulo II, e sedia o Memorial da Imigração Polonesa. No centro do Bosque há sete casas originais que ilustram a arquitetura dos imigrantes poloneses de Curitiba, feitas de madeira encaixada. Há também uma loja de artesanato e uma casa de chá especializada na culinária. O Bosque do Papa oferece ainda uma extensa área gramada, trilhas para caminhadas, parque infantil e ciclovia.

Castelo do Batel


Castelo do Batel
O Castelo do Batel é um palácio localizado no bairro do Batel, na cidade de Curitiba. Tal obra segue o estilo eclético, e é uma réplica dos castelos do Vale do Loire, na França. 

O Castelo do Batel é tradicionalmente um ponto turístico no Natal de Curitiba, juntamente com as apresentações do Palácio Avenida. 

Anualmente recebe iluminação especial para as festividades natalinas, além de ser palco de inúmeras atrações em tal período do ano. 

Sua localização na capital paranaense é na avenida Batel, 1323.

Centro Histórico de Curitiba


Centro Histórico de Curitiba
O Centro Histórico de Curitiba, também chamado de Setor Histórico de Curitiba é um conjunto de edificações de importância histórica e cultural da cidade. 

No Setor Histórico da capital paranaense encontram-se importantes construções de conteúdo histórico, como a Igreja da Ordem, o Museu Paranaense, a Igreja do Rosário, a Casa Romário Martins, a Igreja Presbiteriana, as Ruínas de São Francisco e a Sociedade Garibaldi; é também no Largo da Ordem que se localiza o Memorial da Cidade de Curitiba, o Museu de Arte Sacra, além do Relógio das Flores e a Fonte da Memória.

O local é tradicional ponto de encontro da cidade pois, além da tradicional feira de artesanato dominical, o local abriga vários bares, pubs e restaurantes – muitos deles com comidas típicas dos primeiros imigrantes que colonizaram a cidade.

Memorial Árabe


Memorial Árabe
Memorial Árabe é um ponto turístico em homenagem à cultura árabe localizado no centro da cidade de Curitiba. Situa-se na praça Gibran Khalil Gibran, juntamente com o Passeio Público, o Colégio Estadual do Paraná e o Shopping Mueller. 

Possui uma área de aproximadamente 140 m² em estilo mourisco, conta com abóbada, colunas, arcos e vitrais, em forma de cubo. 

Situa-se sobre um espelho d’água. Abriga um café, uma biblioteca com capacidade para 10 mil volumes e uma pinacoteca, ambas com obras de autores árabes.

11 comentários:

  1. Amado eu conheço Curitiba, mais não tive oportunidade de conhecer estes lugares maravilhosos! parabéns pela postagem, beijinhosssss

    ResponderExcluir
  2. Rafael estou amando conhecer os pontos turísticos aqui no seu blog, Curitiba é muito bonito, que vontade de poder passear nesses lugares encantadores, Rafael bjs.

    ResponderExcluir
  3. Lindos esses pontos turístico amiga! Vou vê se vou conhecer alguns dele final de ano,é que tem um congresso para mim ir,e claro,unirei o útil ao agradável né?
    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Ainda quero conhecer todos esses pontos turísticos, Curitiba é uma cidade linda estive lá uma vez a passeio mas só consegui visitar o Jardim Botânico, vou para lá na próxima semana, uma pena que não a passeio.

    Bjokas da Vaci :*

    ResponderExcluir
  5. não sabia que Curitiba tinha tantos lugares lindos para se conhecer. obrigada por compartilhar, bjs

    ResponderExcluir
  6. Apaixonada por esses pontos turísticos. Quero conhecer todos, principalmente Jardim Botânico <3
    Beijoos :*

    ResponderExcluir
  7. Meu filho esteve recentemente por lá, e amou o lugar, já disse que quer retornar ...
    Eu por minha vez, amei as fotos e teu post Rafa, é bom nós termos conhecimento de lugares lindos assim no nosso Brasil!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  8. Curitiba é um dos lugares que mais sonho em conhecer no Brasil!
    Ótimo post!
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Lugares lindos mas adorei o Parque Barigui com as capivaras passeando,adoraria conhecer,muito show,amei o post,bjus.

    ResponderExcluir
  10. Nossa que lugar lindo, eu sou doida pra conhecer agora com essas fotos vai impossível escolher outro lugar pra passar as ferias

    ResponderExcluir

. . .