Pular para o conteúdo principal

TRADUTOR

Festas Populares de Roraima

A cultura de Roraima apresenta forte influência indígena


Entretanto, é marcada também pela influência dos colonizadores, e também pelos mestiços que habitam e habitaram a região. 

A dança em Roraima tem sua origem em grupos folclóricos de boi-bumbá e cirandas.
Influência indígena
Entretanto, são notáveis também grupos de dança clássica e moderna. 

A maior entidade cultural voltada ao ensino da dança clássica é a Escola de Balé Cristina Rocha, responsável pela formação de grande parte dos bailarinos e dançarinos que atuam na capital, Boa Vista. 

Na época das festas populares, há diversos grupos de dança regional em atuação, com destaque para os Cangaceiros do Tianguá, que têm coreografias baseadas em elementos regionais amazônicos.
Cangaceiros do Tianguá
A música roraimense possui uma grande variedade de ritmos e harmonias. 

Sua origem remonta à variedade de etnias e povos que viveram e vivem no estado. 

Desta forma, há grupos de cantos indígenas e caboclos. A Escola de Música de Roraima é voltada ao ensino da música clássica e MPB. 

No estado, é notável ainda os festivais de música que trazem uma demonstração da arte musical da Amazônia.
Festival
O folclore roraimense é hoje o encontro das tradições trazidas pelos colonizadores nordestinos e de todas as partes do Brasil, com a força das lendas e vivências dos índios, que têm no seu ambiente natural uma perfeita harmonia entre homem e natureza. 

São festejados tanto os santos da Igreja católica como também as tradições indígenas, que exercem forte influência no estado, na área de curandeirismo e pajelança. 

No mês de junho, assim como em outros estados do Brasil, acontecem as festas juninas nos diversos municípios.

Comentários

  1. Obrigado pela ajuda estava precisando.

    ResponderExcluir
  2. é muito bom esta pagina

    ResponderExcluir
  3. Olá venho da Agenda dos Blogs,conhecer seu cantinho,adorei tudo por aqui,já estou te seguindo,bjs até mais...
    http://jannycroche.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, vim desejar-lhe uma excelente semana!

    http://oestudantedemoda.blogspot.com.br/

    Além do curso teórico para modelos que estou digitando em meu blog, começarei a postar em breve, um curso básico de fotografia. Detalhe: enviarei por e-mail um certificado simbólico dos pequenos cursos (desde que a interessada entre em contato comigo, é claro).

    Aguardo sua visita. Beijos!

    Ah, já sou seguidor do seu blog (sigo com outra conta, Egri). Se puder, me segue também.

    ResponderExcluir
  5. amei o blog!! sou prof e vou usar bastante... sou da agenda blog
    http://soniamaralpereira.blogspot.com.br/
    faça-me uma visita, ok?!

    ResponderExcluir
  6. Oiê!Sou agenda e vim te visitar!Venha você também.Já estou te seguindo.
    http://ateliekeithyteles.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. quais são as festas populares não achei sou burra

    ResponderExcluir
  8. obrigada achei oque e queria

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FESTAS POPULARES do TOCANTINS

Festas Populares e Religiosas do estado de Tocantins é algo sensacional que mostra uma cultura em ricos trajes para todos que queiram conhecer. As festas exprimem cultura e tradição dos povos, tanto pelas cerimônias festivas quanto pelos rituais religiosos, e ssas celebrações reafirmam laços sociais, e raízes que aproximam os homens, movimentam e resgatam lembranças e emoções, t em características semelhantes mesmo com enfoques diferenciados, como as manifestações do canto, da dança, da música e, principalmente, o espírito de troca e fortificação, tão bem expressos no dito popular "lavar a alma". As festas populares e religiosas traduzem a cultura popular, a linguagem do povo, tudo que vem dele e de sua alma. Boi-Bumbá Uma das principais manifestações brasileiras, que provavelmente surgiu no final do século XVIII, por influência da tradição portuguesa e dos faraós do Egito (adoradores do Boi Ápis, deus da Fertilidade), e que logo se espalhou por todas as

FESTAS POPULARES de SÃO PAULO

Festa do Morro do Querosene Três vezes por ano, no bairro do Butantã, na zona oeste da cidade, acontece a festa do Morro do Querosene.  Versão paulistana das toadas do Bumba-meu-boi, ela existe há dez anos, no Sábado de Aleluia (véspera da Páscoa), acontece o Renascer do Boi, no dia 24 de junho se comemora o Batizado do Boi e em 23 de outubro a Morte do Boi, participam da festa, além dos paulistanos, imigrantes do Maranhão e de Minas Gerais. Festa da Santa Achiropita  No mês de agosto, a colônia italiana em São Paulo comemora o dia de Nossa Senhora Achiropita com uma grande festa popular.  A comemoração, organizada pela comunidade e pela Paróquia de Nossa Senhora Achiropita, acontece nas ruas 13 de maio e São Vicente, no bairro do Bixiga.  O ponto alto da festa é a comida e a música típicas, a festa de Achiropita é a mais conhecida e tradicional da cidade e atrai todos os anos milhares de visitantes. Festas de São Vito, São Genaro e santo Emídio.  As fes

Festas Populares de Rondônia

Adoro saber sobre festas típicas do nosso país Festas típicas e populares do estado de Rondônia é algo que não podemos perder ou de conhecer, muitas atrações num show colorido de roupas bonitas e danças da região. Arraial - Índia Boi Bumbá Botos que dançam nas festas e emprenham donzelas. Iaras que seduzem os homens e os levam para seus reinos encantados. Cobras-grandes, Curupiras, Caaporas, Matintapereira, cabeças voadoras de pessoas transformadas em duendes que vagam à noite. O folclore rondoniense é, acima de tudo, um espetáculo de lendas. Todas com influência indígena e amazonense. E uma das grandes festas folclóricas é o Arraial Flor de Maracujá em Porto Velho. É nesta festa que o Boi Bumbá se manifesta. Herdado do Nordeste, o bumba-meu-boi é uma manifestação folclórica que resume elementos culturais portugueses, africanos e indígenas. A festa é quando Porto Velho vira um verdadeiro arraial, com milhares de bandeirinhas coloridas nas barracas da