quarta-feira, 14 de maio de 2014

Flora do Brasil

Olá Povão desse Brasil Bão, tudo na tranquilidade? Vamos conhecer a Flora do Brasil.

Pois então gente, hoje o post será sobre a Flora do Brasil para que possamos ter um conhecimento seja ele nos estudos, curiosidades ou até mesmo outros interesses, além é claro ver o quanto nós brasileiros fomos abençoados pela nossa mãe natureza.

Vamos nessa então?


Flora do Brasil
Vitória Régia
As espécies da flora do Brasil é reconhecida como a mais rica do mundo (Forzza et al. 2012). Naturalistas estrangeiros, visitante que residiam ou não aqui em nosso país e até mesmo uns poucos botânicos brasileiros nos séculos 18 e 19  pegavam amostras pequenas de vegetais e enviavam para herbários da Europa que tinham como finalidade saber, estudar o seu potencial de utilização dessa flora, sendo que a maior parte dessas eram de coleções desses naturalistas e que foram úteis para descreverem novos tipos de nomenclaturais ou táxons que completaram com o conjunto de amostras  que ajudaram de sustentação para descrever mais de 22.000 espécies da Flora brasiliensis  (Martius, Eichler & Urban 1840 –1906).

Com a iniciativa do nosso governo criou-se um programa chamado REFLORA/CNPq
que tem como finalidade primordial o de resgatar as imagens dos espécimes da nossa
flora, ter mais informações e juntar com as já pegas nos séculos 18, 19 e parte também do século 20, até o ano de 1970 existentes nos herbários estrangeiros e assim construir o Herbário Virtual Reflora. Com esse programa surgiram os primeiros parceiros que são os Royal Botanic Gardens, Kew (K) e o Muséum National d'Histoire Naturelle (P).
Herbário Virtual Reflora
O Herbário Virtual Reflora tem a sua instalação no Jardim Botânico na cidade do Rio de Janeiro e tem como responsabilidade receber e transcrever todos os dados, além do repatriamento das imagens e as informações em textos vindas de Kew e Paris.

Tudo o que existe atualmente no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RB) já podem ser encontrados para estudos científicos ou até mesmo para o público em geral.
Exemplo da nossa flora
A Flora brasileira até o momento tem já reconhecida cerca de 43949 espécies, distribuídas da  seguinte forna: 4313 de Algas, 32181 de Angiospermas, 1527 de Briófitas, 4674 de Fungos,  30 de Gimnospermas e 1224 de Samambaias e Licófitas.
Um exemplar da nossa flora
Quem quiser saber mais sobre a flora brasileira para estudos, curiosidades ou até mesmo por qualquer interesse, é só consultar o Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil pode ser baixado  em PDF aqui http://www.jbrj.gov.br/publica/publicae.htm,  ou ainda pela seção Publicações do sítio eletrônico www.jbrj.gov.br.


Acredito ser um assunto de grande interesse para nós brasileiros e  com a certeza que apesar de tantas coisas ruins que vem acontecendo em nosso país, nós precisamos juntar forças para querer mudar com a obrigação de preservar e lutar por dias melhores.

Até a próxima,
Beijos e Abraços,

Brasil Bão
Raphael Mourao 

8 comentários:

  1. Retribuindo a visita que fez em meu blog através da Agenda... Muito show este teu cantinho... Já estou te seguindo... Abraços

    ResponderExcluir
  2. oi amigo, obrigado pela visita no meu blog!!! obrigado pelo carinho, eu desejo que sua semana seja cheio de benção, beijinhossssssssss amigo!!!

    http://rubiaartes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    O Brasil é um lugar lindo e com uma flora maravilhosa :D
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Aqui onde moro há uma grande área da flora preservada.
    Temos essa planta (cica) no jardim de casa.
    Abraço!
    https://contosdacabana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. A flora brasileira é fantástica, pena que por muitos anos maltratamos tanto a natureza. Espero que nossa geração e as futuras possam cuidar melhor das nossas florestas. Já visitei o jardim botânico no Rio, é um espaço maravilhoso e podemos passar um dia muito agradável por lá, recomendo a todos.

    Blog Atraentemente *☆* Instagram *☆* Fan Page

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post. Muito informativo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. O Brasil é tão rico em tudo pena que nós como viventes dessa terrar maravilhosa ao invés de preservarmos acabamos destruindo. Muito bom teu post Rafa, quem sabe assim todos nós colocamos a mão na consciência e passamos a cuidar melhor do nosso Brasil e suas diversidades!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  8. Pelo belíssimo trabalho desenvolvido em seu blog, acabei de indicá-lo ao PRÊMIO DARDOS - agosto 2016. Espero que goste!
    http://contosdacabana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

. . .