Pular para o conteúdo principal

TRADUTOR

Flora do Brasil

Flora do Brasil orgulho do povo brasileiro


Flora do Brasil esse tema que vamos conversar e que com certeza todos vão saber um pouco mais sobre essa riqueza que o nosso país tem e espero que esse breve relato possa ajudar nos estudos, no despertar da curiosidade ou até mesmo outros interesses, além é claro ver o quanto nós brasileiros fomos abençoados pela nossa mãe natureza com uma flora linda, rica e diversificada. 

Flora do Brasil
Flora

As espécies da flora do Brasil é reconhecida como a mais rica do mundo (Forzza et al. 2012). Naturalistas estrangeiros, visitante que residiam ou não aqui em nosso país e até mesmo uns poucos botânicos brasileiros nos séculos 18 e 19 pegavam amostras pequenas de vegetais e enviavam para herbários da Europa que tinham como finalidade saber, estudar o seu potencial de utilização dessa flora, sendo que a maior parte dessas eram de coleções desses naturalistas e que foram úteis para descreverem novos tipos de nomenclaturais ou táxons que completaram com o conjunto de amostras que ajudaram de sustentação para descrever mais de 22.000 espécies da Flora brasiliensis (Martius, Eichler & Urban 1840 –1906).

Com a iniciativa do nosso governo criou-se um programa chamado REFLORA/CNPq que tem como finalidade primordial o de resgatar as imagens dos espécimes da nossa flora, ter mais informações e juntar com as já pegas nos séculos 18, 19 e parte também do século 20, até o ano de 1970 existentes nos herbários estrangeiros e assim construir o Herbário Virtual Reflora. Com esse programa surgiram os primeiros parceiros que são os Royal Botanic Gardens, Kew (K) e o Muséum National d'Histoire Naturelle (P).

Vitória Régia
Flora-Vitória-Régia
Herbário Virtual Reflora tem sua instalação no Jardim Botânico na cidade do Rio de Janeiro tendo como responsabilidade receber, transcrever todos dados, além do repatriamento de imagens e as informações em textos vindas de Kew e Paris.

Cica-revoluta
Flora-Cica-revoluta
Tudo o que existe atualmente no Jardim Botânico do Rio de Janeiro já podem ser encontrados para estudos científicos ou até mesmo para o público em geral.

Orquídea
Flora-Orquídea
A Flora brasileira até o momento tem já reconhecida cerca de 43.949 espécies, distribuídas assim: 4.313 de Algas, 3.2181 de Angiospermas, 1.527 de Briófitas, 4.674 de Fungos, 30 de Gimnospermas e 1.224 de Samambaias e Licófitas.

Pau Brasil
Flora-Pau-Brasil
Quem quiser saber mais sobre a flora brasileira para estudos, curiosidades ou até mesmo por qualquer interesse, é só consultar o Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil pode ser baixado em PDF no site aqui embaixo.

Fonte:http://www.jbrj.gov.br/publica/publicae.htm, ou www.jbrj.gov.br.

Acredito ser um assunto de grande interesse para nós brasileiros e com a certeza que apesar de tantas coisas ruins que vem acontecendo em nosso país, nós precisamos juntar forças para querer mudar com a obrigação de preservar e lutar por dias melhores, ainda mais sabendo que o nosso país é rico em quase tudo e tem a flora servindo para estudos de outras nações.

Abraços
BrBão

Comentários

  1. Retribuindo a visita que fez em meu blog através da Agenda... Muito show este teu cantinho... Já estou te seguindo... Abraços

    ResponderExcluir
  2. oi amigo, obrigado pela visita no meu blog!!! obrigado pelo carinho, eu desejo que sua semana seja cheio de benção, beijinhossssssssss amigo!!!

    http://rubiaartes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    O Brasil é um lugar lindo e com uma flora maravilhosa :D
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Aqui onde moro há uma grande área da flora preservada.
    Temos essa planta (cica) no jardim de casa.
    Abraço!
    https://contosdacabana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. A flora brasileira é fantástica, pena que por muitos anos maltratamos tanto a natureza. Espero que nossa geração e as futuras possam cuidar melhor das nossas florestas. Já visitei o jardim botânico no Rio, é um espaço maravilhoso e podemos passar um dia muito agradável por lá, recomendo a todos.

    Blog Atraentemente *☆* Instagram *☆* Fan Page

    ResponderExcluir
  6. O Brasil é tão rico em tudo pena que nós como viventes dessa terrar maravilhosa ao invés de preservarmos acabamos destruindo. Muito bom teu post Rafa, quem sabe assim todos nós colocamos a mão na consciência e passamos a cuidar melhor do nosso Brasil e suas diversidades!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FESTAS POPULARES do TOCANTINS

Festas Populares e Religiosas do estado de Tocantins é algo sensacional que mostra uma cultura em ricos trajes para todos que queiram conhecer. As festas exprimem cultura e tradição dos povos, tanto pelas cerimônias festivas quanto pelos rituais religiosos, e ssas celebrações reafirmam laços sociais, e raízes que aproximam os homens, movimentam e resgatam lembranças e emoções, t em características semelhantes mesmo com enfoques diferenciados, como as manifestações do canto, da dança, da música e, principalmente, o espírito de troca e fortificação, tão bem expressos no dito popular "lavar a alma". As festas populares e religiosas traduzem a cultura popular, a linguagem do povo, tudo que vem dele e de sua alma. Boi-Bumbá Uma das principais manifestações brasileiras, que provavelmente surgiu no final do século XVIII, por influência da tradição portuguesa e dos faraós do Egito (adoradores do Boi Ápis, deus da Fertilidade), e que logo se espalhou por todas as

Festas Populares de Rondônia

Adoro saber sobre festas típicas do nosso país Festas típicas e populares do estado de Rondônia é algo que não podemos perder ou de conhecer, muitas atrações num show colorido de roupas bonitas e danças da região. Arraial - Índia Boi Bumbá Botos que dançam nas festas e emprenham donzelas. Iaras que seduzem os homens e os levam para seus reinos encantados. Cobras-grandes, Curupiras, Caaporas, Matintapereira, cabeças voadoras de pessoas transformadas em duendes que vagam à noite. O folclore rondoniense é, acima de tudo, um espetáculo de lendas. Todas com influência indígena e amazonense. E uma das grandes festas folclóricas é o Arraial Flor de Maracujá em Porto Velho. É nesta festa que o Boi Bumbá se manifesta. Herdado do Nordeste, o bumba-meu-boi é uma manifestação folclórica que resume elementos culturais portugueses, africanos e indígenas. A festa é quando Porto Velho vira um verdadeiro arraial, com milhares de bandeirinhas coloridas nas barracas da

FESTAS POPULARES de SÃO PAULO

Festa do Morro do Querosene Três vezes por ano, no bairro do Butantã, na zona oeste da cidade, acontece a festa do Morro do Querosene.  Versão paulistana das toadas do Bumba-meu-boi, ela existe há dez anos, no Sábado de Aleluia (véspera da Páscoa), acontece o Renascer do Boi, no dia 24 de junho se comemora o Batizado do Boi e em 23 de outubro a Morte do Boi, participam da festa, além dos paulistanos, imigrantes do Maranhão e de Minas Gerais. Festa da Santa Achiropita  No mês de agosto, a colônia italiana em São Paulo comemora o dia de Nossa Senhora Achiropita com uma grande festa popular.  A comemoração, organizada pela comunidade e pela Paróquia de Nossa Senhora Achiropita, acontece nas ruas 13 de maio e São Vicente, no bairro do Bixiga.  O ponto alto da festa é a comida e a música típicas, a festa de Achiropita é a mais conhecida e tradicional da cidade e atrai todos os anos milhares de visitantes. Festas de São Vito, São Genaro e santo Emídio.  As fes