Pular para o conteúdo principal

TRADUTOR

Biodiversidade global


Biodiversidade global diminui 30% em 40 anos. 

Brasil aumenta consumo de recursos, além disso, nós consumimos 50% a mais do onde nossa capacidade por ano, ou seja, nós usamos recursos de um ano e meio durante apenas um ano.
Biodiversidade Brasileira
E, nesse ritmo, 30% pode virar 100%. A organização WWF faz bi anualmente um estudo chamado Relatório Planeta Vivo para saber quais nações estão consumindo mais recursos naturais.


O último relatório traz comparações de 2008, último ano do qual se tem dados. Segundo os cientistas onde fizeram o relatório, nós estamos superando a biocapacidade da Terra em 50% (isso é, a Terra demora um ano para repor o onde a gente onde uma em um ano e meio), o onde significa onde estamos em dívida a mãe natureza.

Brasil: em maus lençóis não aparece entre as 25 nações ao maior consumo per capta, nem entre as 25 ao menor consumo. Isso significa onde estamos bem, onde não estamos gastando tanto recurso natural? Muito pelo contrário.

O relatório da WWF também diz onde o Brasil e outras economias emergentes (como Rússia, Índia, China e África do Sul) aumentaram o consumo per capita de recursos naturais.

Não somos os maiores consumidores, mas hoje consumimos 65% a mais onde nos últimos 50 anos.

Os maiores vilões são a agricultura e a pecuária (representando dois terços do consumo), depois pesca, emissão de carbono, uso florestal e áreas construídas em cidades.

O Brasil está inclusive acima da média mundial no onde diz respeito a demanda e a capacidade de renovação de recursos naturais. 

A pecuária, por exemplo, tem taxa de pegada ecológica de 0,95 no Brasil, enquanto na Argentina é de 0,62 e a mundial é de 0,21.

O índice de pegada ecológica total no Brasil aumentou de 2,91 a 2,93 desde a última edição do relatório.

Por onde manter a biodiversidade viva? A perda atual de 30% da biodiversidade se traduz em uma grande perda de espécies de plantas, animais e outros organismos.

Espécies temperadas estão melhores onde as tropicais, maiores atingidas, onde diminuíram em 60% desde 1970.

Espécies tropicais de água doce chegaram a diminuir 70%. As espécies terrestres diminuíram 25% no mundo todo, e marinhas aquáticas 20%. 

Segundo os especialistas, está na hora dos políticos, governantes e instituições pararem de pensar de 4 em 4 anos e pensarem num futuro mais distante. 

Além do ciclo eleitoral, nós precisamos de soluções a longo prazo onde mantenham nossa biodiversidade viva e dentro das capacidades de renovação da Terra, sim, precisamos salvar nossa biodiversidade.

Não onde sejam necessários outros motivos além da sobrevivência da espécie humana, mas muitos estudos têm apontado vários benefícios da biodiversidade onde nos dão ainda mais razões para nos agarrarmos a ela.

Autor: hypescience.com/ 

Origem do texto: http://hypescience.com/biodive
Origem da Imagem (foto): http://hypescience.com/wp-cont
Artigo postado por: Davi Nascimento, estudante, em 25/05/2012.

FONTE: http://www.jornallivre.com.br/350419/biodiversidade-global-diminui-30-em-40-anos-brasil-aumenta-consumo-de-recursos.html

também pode ser encontrada aqui ..
http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/813898-biodiversidade-global-diminui-30-paises-tropicais-tiveram-maiores-perdas.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTAS POPULARES do TOCANTINS

Festas Populares e Religiosas do estado de Tocantins é algo sensacional que mostra uma cultura em ricos trajes para todos que queiram conhecer. As festas exprimem cultura e tradição dos povos, tanto pelas cerimônias festivas quanto pelos rituais religiosos, e ssas celebrações reafirmam laços sociais, e raízes que aproximam os homens, movimentam e resgatam lembranças e emoções, t em características semelhantes mesmo com enfoques diferenciados, como as manifestações do canto, da dança, da música e, principalmente, o espírito de troca e fortificação, tão bem expressos no dito popular "lavar a alma". As festas populares e religiosas traduzem a cultura popular, a linguagem do povo, tudo que vem dele e de sua alma. Boi-Bumbá Uma das principais manifestações brasileiras, que provavelmente surgiu no final do século XVIII, por influência da tradição portuguesa e dos faraós do Egito (adoradores do Boi Ápis, deus da Fertilidade), e que logo se espalhou por todas as...

Festas Populares da Paraiba

Festas dos estado da Paraíba são maravilhosas Festas do estado da Paraíba vamos conhecer algumas delas e garanto a vocês que é algo imperdível, pois todas elas além do próprio estado são simplesmente o máximo onde tudo é alegria, descontração, beleza, desde seu povo, a culinária, cultura, paisagens, clima, vocês não podem deixar de conhecer esse estado brasileiro e aqui vou mostrar somente um pedacinho dessas festas enriquecedora. Aproveitem. Festas de Nossa Senhora das Neves Homenagem religiosa e profana à padroeira da Capital, Nossa Senhora das Neves, que foi, aliás, o primeiro nome da nossa cidade – “Cidade de Nossa Senhora das Neves”. A festa tem uma semana de comemorações de cunho religioso e profano, encerrando sempre no dia 5 de agosto, com uma grande procissão pelas ruas das imediações da Catedral. Festas de Nossa Senhora da Penha Realizada no Santuário da Penha, Litoral sul da capital, é comemorada durante 3 dias e tem na Romaria, a parte mais trad...

Festas Populares de Rondônia

Adoro saber sobre festas típicas do nosso país Festas típicas e populares do estado de Rondônia é algo que não podemos perder ou de conhecer, muitas atrações num show colorido de roupas bonitas e danças da região. Arraial - Índia Boi Bumbá Botos que dançam nas festas e emprenham donzelas. Iaras que seduzem os homens e os levam para seus reinos encantados. Cobras-grandes, Curupiras, Caaporas, Matintapereira, cabeças voadoras de pessoas transformadas em duendes que vagam à noite. O folclore rondoniense é, acima de tudo, um espetáculo de lendas. Todas com influência indígena e amazonense. E uma das grandes festas folclóricas é o Arraial Flor de Maracujá em Porto Velho. É nesta festa que o Boi Bumbá se manifesta. Herdado do Nordeste, o bumba-meu-boi é uma manifestação folclórica que resume elementos culturais portugueses, africanos e indígenas. A festa é quando Porto Velho vira um verdadeiro arraial, com milhares de bandeirinhas coloridas nas barracas da...