Pular para o conteúdo principal

TRADUTOR

Brasil com suas fontes de energia


Brasil com suas fontes de energia para um melhor desenvolvimento se faz a cada dia mais necessário se realmente queremos um país mais forte no cenário mundial, pois à medida que o país foi se modernizando, o setor energético brasileiro foi se desenvolvendo. principais fontes de energia do Brasil são: Energia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis, além de algumas outras utilizadas em menor escala, como gás natural e a energia nuclear.
Brasil-fontes-energia
O petróleo aqui no Brasil é a principal para a geração de energia para veículos motores (gasolina, óleo diesel, querosene), abastecimento de usinas termoelétricas e tem como principais bacias petrolíferas são: Bacia de Campos, a maior do Brasil; bacia de Santos, Bacia do Espírito Santo e Bacia do Recôncavo Baiano.

O país importava cerca de 60% do petróleo consumido internamente ( tempos atrás), mas  hoje em dia é quase completamente abastecido por nossa produção interna, sem falar que a pouco tempo foram descobertas grandes reservas de petróleo na camada do pré-sal no fundo oceânico do litoral de Santos (SP) e do Espírito Santo.
Brasil-energia
Energia hidroelétrica sua principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país sendo que 90% da energia elétrica consumida no país vem de usinas hidrelétricas, embora o Brasil só utiliza 25% do seu potencial hidráulico importando parte da energia hidroelétrica, uma porção dessas importações é referente à propriedade paraguaia da Usina Binacional de Itaipu, outra parte se refere à compra de eletricidade produzida pelas usinas de Garabi e Yaciretá, na Argentina.

Atenção: Metade da produção da Usina de Itaipu pertence ao Paraguai em virtude do fato de ela se encontrar na divisa com o Brasilabaixo principais hidrelétricas do país:
  • Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná - Capacidade: 14.000 MW.
  • Usina Hidrelétrica de Tucuruí, Rio Tocantins - Capacidade: 8.370 MW.
  • Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, no Rio Paraná - Capacidade: 3.444 MW.
  • Usina Hidrelétrica de Xingó, no Rio São Francisco - Capacidade: 3.162 MW.
  • Usina Hidrelétrica de Foz Do Areia, no Rio Iguaçu - Capacidade: 2.511 MW.
  • Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, no Rio São Francisco - Capacidade: 2.462 MW.
  • Usina Hidrelétrica de Itumbiara, no Rio Paranaíba - Capacidade: 2.082 MW.
  • Usina Hidrelétrica de Teles Pires, no Rio Teles Pires - Capacidade: 1.820 MW.
  • Usina Hidrelétrica de São Simão, no Rio Paranaíba - Capacidade: 1.710 MW.
  • Usina Hidrelétrica de Jupiá, no Rio Paraná - Capacidade: 1.551 MW.
Produção de Carvão Mineral para a geração de energia termelétrica e como matéria-prima principal para as indústrias siderúrgicas está concentrada nos estados de Santa Catarina (vale do Tubarão), Rio Grande do Sul (vale do Rio Jacuí).

O carvão mineral brasileiro não é boa a qualidade, por isso importamos cerca de 60% do que se consome para os fornos das siderúrgicas e hidrelétricas que precisam de carvões minerais com alta qualidade produzindo poucas cinzas.

Biocombustíveis recentemente implantadas no país são energias do tipo renovável com sua origem de produtos vegetais (como a mamona, a cana-de-açúcar, entre outros).

É uma energia mais limpa, acarreta em menos danos para o meio ambiente, mas ao mesmo tempo  muitas áreas naturais são devastadas para o cultivo das matérias-primas necessárias para essa fonte de energia.

Os biocombustíveis mais utilizados no país são: o Etanol (álcool), o Biogás e o Biodiesel.

Gás natural em grande parte produzido de forma conjunta ao petróleo, responsável por quase 10% do consumo nacional de energia, predomina na produção de gás de cozinha, nas indústrias, usinas termoelétricas e na produção de combustíveis automotores.

Energia nuclear foi no início da década de 1960, implantado a partir de 1969 (criação do Programa Nuclear Brasileiro) e  a Usina Nuclear brasileira inaugurada em 1981 na cidade de Angra dos Reis (RJ) com o nome de Angra I com argumento que a energia hidroelétrica não seria suficiente na condução matriz energética do Brasil, embora seja um engano, pois depois da descoberta real na capacidade hidráulica do país (a terceira maior do mundo) e também pela descoberta mais adiante  de novas formas de produção de energia, como os biocombustíveis por exemplo.

Mais tarde num acordo com a Alemanha, foram iniciados os projetos de Angra II e III para começar a funcionar na década de 1980, porém, a usina de Angra II começou a operar em 2000 e Angra III ainda não foi concluída (Usinas Angra I e Angra II, somente Angra II está em funcionamento.

BrBão,
Abraços e Beijos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTAS POPULARES do TOCANTINS

Festas Populares e Religiosas do estado de Tocantins é algo sensacional que mostra uma cultura em ricos trajes para todos que queiram conhecer. As festas exprimem cultura e tradição dos povos, tanto pelas cerimônias festivas quanto pelos rituais religiosos, e ssas celebrações reafirmam laços sociais, e raízes que aproximam os homens, movimentam e resgatam lembranças e emoções, t em características semelhantes mesmo com enfoques diferenciados, como as manifestações do canto, da dança, da música e, principalmente, o espírito de troca e fortificação, tão bem expressos no dito popular "lavar a alma". As festas populares e religiosas traduzem a cultura popular, a linguagem do povo, tudo que vem dele e de sua alma. Boi-Bumbá Uma das principais manifestações brasileiras, que provavelmente surgiu no final do século XVIII, por influência da tradição portuguesa e dos faraós do Egito (adoradores do Boi Ápis, deus da Fertilidade), e que logo se espalhou por todas as...

Festas Populares da Paraiba

Festas dos estado da Paraíba são maravilhosas Festas do estado da Paraíba vamos conhecer algumas delas e garanto a vocês que é algo imperdível, pois todas elas além do próprio estado são simplesmente o máximo onde tudo é alegria, descontração, beleza, desde seu povo, a culinária, cultura, paisagens, clima, vocês não podem deixar de conhecer esse estado brasileiro e aqui vou mostrar somente um pedacinho dessas festas enriquecedora. Aproveitem. Festas de Nossa Senhora das Neves Homenagem religiosa e profana à padroeira da Capital, Nossa Senhora das Neves, que foi, aliás, o primeiro nome da nossa cidade – “Cidade de Nossa Senhora das Neves”. A festa tem uma semana de comemorações de cunho religioso e profano, encerrando sempre no dia 5 de agosto, com uma grande procissão pelas ruas das imediações da Catedral. Festas de Nossa Senhora da Penha Realizada no Santuário da Penha, Litoral sul da capital, é comemorada durante 3 dias e tem na Romaria, a parte mais trad...

Festas Populares de Rondônia

Adoro saber sobre festas típicas do nosso país Festas típicas e populares do estado de Rondônia é algo que não podemos perder ou de conhecer, muitas atrações num show colorido de roupas bonitas e danças da região. Arraial - Índia Boi Bumbá Botos que dançam nas festas e emprenham donzelas. Iaras que seduzem os homens e os levam para seus reinos encantados. Cobras-grandes, Curupiras, Caaporas, Matintapereira, cabeças voadoras de pessoas transformadas em duendes que vagam à noite. O folclore rondoniense é, acima de tudo, um espetáculo de lendas. Todas com influência indígena e amazonense. E uma das grandes festas folclóricas é o Arraial Flor de Maracujá em Porto Velho. É nesta festa que o Boi Bumbá se manifesta. Herdado do Nordeste, o bumba-meu-boi é uma manifestação folclórica que resume elementos culturais portugueses, africanos e indígenas. A festa é quando Porto Velho vira um verdadeiro arraial, com milhares de bandeirinhas coloridas nas barracas da...