Ferrovias no Brasil é uma das alternativas importante para um transporte mas econômico de nossos produtos e o Brasil tem diversas ferrovias.Vejam!
O Brasil tem uma rede de 30.129 quilômetros de extensão em transporte ferroviário 1.121 (quilômetros) eletrificados, por 22 estados brasileiros além do Distrito Federal cortados por 4 tipos de bitolas (é a largura determinada pela distância medida entre as faces interiores das cabeças de dois trilhos ou carris em uma via férrea).
Algumas dessas ferrovias tem ligações com alguns países da América do Sul, tais como Argentina, Bolívia e Uruguai chegando alcançar 34.207 de quilômetros em ferrovias, contudo devido a crises econômicas e consequentemente a falta de investimentos na conservação e principalmente na modernização tanto por parte do poder público e ou privado, o crescimento do transporte rodoviário ocasionou que parte dessas redes fossem cessadas.
O surgimento das primeiras ferrovias em nosso país tiveram estímulos dos capitais privados nacionais e estrangeiros grande parte dos ingleses) com objetivo de se ter um sistema de transporte bom, seguro e econômica para o cada vez mais crescentes centros urbanos, portos, toda a produção agrícola, minério principalmente vindas do nosso interior brasileiro.
Houve a participação do governo brasileiro na expansão ferroviária com empreendimentos mirando visando uma maior integração do território nacional por esse meio de transporte, inclusive tomando posse das companhias privadas falidas na tentativa de impedir uma grande perda econômica nas localidades onde se dependia desse meio de transporte.
Infelizmente devido a dificuldades de trechos com trilhos com bitolas diferentes construídos por investimentos privados e sem interligação com os sistemas regionais ocasionou ao abandono de muitos trechos em ferrovias para substituir por construções de rodovias.
Infelizmente devido a dificuldades de trechos com trilhos com bitolas diferentes construídos por investimentos privados e sem interligação com os sistemas regionais ocasionou ao abandono de muitos trechos em ferrovias para substituir por construções de rodovias.
Importante: Barão de Mauá solicitou a primeira ferrovia do Brasil que foi inaugurada em 30 de abril de 1854, com apenas 14,5 quilômetros de extensão e ligava Porto de Mauá, na Baía de Guanabara, à localidade de Raiz da Serra que ficava na direção de Petrópolis (Rio de Janeiro) dando assim os primeiros passos para as construções de outras ferrovias por todo o nosso país.
Abraços e Beijos,
BrBão
Abraços e Beijos,
BrBão
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