Pular para o conteúdo principal

TRADUTOR

Proposta de Sustentabilidade das crianças brasileiras


Crianças de várias regiões do país entregam ao governo brasileiro propostas sobre a sustentabilidade.

Sustentabilidade das crianças

Meio Ambiente Rio+20
Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Igor Mateus Broc tem 12 anos, mora no município gaúcho de Pontão e está no Rio de Janeiro pela primeira vez. Ele faz parte do grupo de 100 crianças de aldeias indígenas, ribeirinhas, de comunidades quilombolas, pantaneiras, do Semiárido, de centros urbanos, de zonas rurais e com deficiências. Elas participaram de oficinas e fóruns ambientais na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e elaboraram um documento com propostas sustentáveis para o governo brasileiro.
A Carta das Crianças para a Terra foi entregue hoje (22) à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, pelas crianças e pela apresentadora Xuxa Meneghel, no espaço Humanidade 2012, no Forte de Copacabana. A carta é resultado do projeto +Criança na Rio+20, promovido pela fundação Xuxa Meneghel.
“Eu entendo que a participação das crianças na Rio+20 é muito importante para melhorar o futuro do nosso planeta. Porque ele está acabando aos poucos pela poluição e pelo desmatamento”, disse Igor Broc. Para ele, as crianças podem contribuir em muito para melhorar a situação ambiental do planeta. “Já que os adultos não estão fazendo muita coisa, a gente pode tentar melhorar, fazer uma conscientização para melhorar o planeta”, completou.
Por meio de desenhos e frases, as crianças expressaram as suas prioridades e anseios rumo ao desenvolvimento sustentável. Cleiton Vieira Santos, da Aldeia Xandó, no município de Porto Seguro, na Bahia, cobrou melhores condições de habitação. “Tem que melhorar também a moradia das pessoas. Elas moram em beira de praia e qualquer vento pode levar [as casas]. Várias coisas precisamos. Tem que mudar o modo de vida das pessoas”.
Elizangela Souza dos Santos, da comunidade Vila Moura, em Tefé, no Amazonas, destacou a importância da participação das crianças na contribuição para melhorar o meio ambiente. “A gente tem que fazer o impossível para ajudar o planeta Terra”, disse. “Não jogando lixo nos rios, não desmatando a floresta, não poluindo o ar”, acrescentou.
A carta entregue à ministra contém, segundo Kemia Rodrigues Souza, de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, um resumo de todas as propostas. “A gente resumiu nessa carta [as propostas] para que as pessoas leiam e se conscientizem para mudar o mundo”, disse. Já a gaucha Ana Claudia da Silva pediu à ministra a adoção de medidas que diminuam a aplicação de agrotóxicos nas lavouras. “Isso faz muito mal à saúde”, alertou.
Xuxa lamentou que as pessoas não ouçam mais o que as crianças têm a dizer.
“Está todo mundo preocupado com o agora, com o presente. Só que as mudanças só vão ser feitas no futuro. E eles [crianças] são o futuro. Eles deixaram claro na carta que precisam de informação, saber o que têm de fazer. As crianças querem ser informadas, porque elas é que vão fazer a mudança”, declarou. A apresentadora da TV Globo pediu à ministra que dê solução para os problemas relatados no documento pelas crianças. “É diferente de nós, que precisamos de uma solução para agora. Eles precisam de uma solução para sempre”, ressaltou.
A ministra do Meio Ambiente destacou a importância de as crianças e os jovens que representam hoje um quarto da população do Brasil se preocuparem com as questões ambientais. As queixas formuladas pelas crianças “são parte da minha luta”, disse Izabella Teixeira.
“Eles vão transformar os padrões de consumo, eles vão pedir: eu quero comer melhor. O mundo espera que o Brasil produza 20 % de todo o alimento necessário ao aumento populacional até 2050. Estou falando de 9 bilhões de pessoas no planeta. Vinte por cento desses alimentos sairão do Brasil”.
A ministra assegurou que o Brasil pode fazer isso, “sem destruir floresta, sem contaminar a água, sem usar agrotóxico, colocando agroecologia e ensinando eles [crianças]”. São elas, destacou Izabella Teixeira, que têm que dizer: “Nós queremos desse jeito. São eles que vão fazer a transformação, a partir de agora”.
A ministra disse que a Carta das Crianças para a Terra será divulgada no site do ministério. Elas declarou ainda que as crianças e os jovens têm um espaço no ministério para debater as políticas públicas. “Vão para lá fazer conferências, debates, e vão me cobrar isso”. E prometeu que será feita uma reunião anual com as crianças para saber o que “andou ou não andou, como andou, porque é assim que a gente transforma. É isso que movimenta”.

Edição: Aécio Amado

FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-06-22/criancas-de-varias-regioes-do-pais-entregam-ao-governo-brasileiro-propostas-sobre-sustentabilidade

Termos de uso clique aqui ... 

Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa!
    toda e qualquer proposta com o intuito de ajudar o planeta é válida, o meio ambiente precisa de socorro!
    Quero convidar aos participantes deste site a conhecerem meu trabalho no blog www.autoralibarbosa.blogspot.com , um site que leva a cultura poética além das fronteiras.
    Espero por vocês, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian, eu que agradeço a você sua participação e sua palavras, este seu texto é a síntese do que eu e meus amigos acreditamos, tentamos de uma forma simples passar informações e quem sabe com isso mudar um pouco o rumo das coisas nesse planeta, somos como o beija-flor que ao ver o incêndio na floresta faz a sua parte e quando lhe dizem "você não vê que não pode acabar com o fogo?" ele simplesmente responde - Sei disso – Estou apenas fazendo a minha parte.
      É o que tentamos fazer, a nossa parte ...

      Então Lilian seja bem vinda ao nosso blog se tiver interesse em conhecer o outro deixo a você o endereço aqui www.riosul2012.com ...

      Um Grande Abraço!
      RioSul

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FESTAS POPULARES do TOCANTINS

Festas Populares e Religiosas do estado de Tocantins é algo sensacional que mostra uma cultura em ricos trajes para todos que queiram conhecer. As festas exprimem cultura e tradição dos povos, tanto pelas cerimônias festivas quanto pelos rituais religiosos, e ssas celebrações reafirmam laços sociais, e raízes que aproximam os homens, movimentam e resgatam lembranças e emoções, t em características semelhantes mesmo com enfoques diferenciados, como as manifestações do canto, da dança, da música e, principalmente, o espírito de troca e fortificação, tão bem expressos no dito popular "lavar a alma". As festas populares e religiosas traduzem a cultura popular, a linguagem do povo, tudo que vem dele e de sua alma. Boi-Bumbá Uma das principais manifestações brasileiras, que provavelmente surgiu no final do século XVIII, por influência da tradição portuguesa e dos faraós do Egito (adoradores do Boi Ápis, deus da Fertilidade), e que logo se espalhou por todas as

Festas Populares de Rondônia

Adoro saber sobre festas típicas do nosso país Festas típicas e populares do estado de Rondônia é algo que não podemos perder ou de conhecer, muitas atrações num show colorido de roupas bonitas e danças da região. Arraial - Índia Boi Bumbá Botos que dançam nas festas e emprenham donzelas. Iaras que seduzem os homens e os levam para seus reinos encantados. Cobras-grandes, Curupiras, Caaporas, Matintapereira, cabeças voadoras de pessoas transformadas em duendes que vagam à noite. O folclore rondoniense é, acima de tudo, um espetáculo de lendas. Todas com influência indígena e amazonense. E uma das grandes festas folclóricas é o Arraial Flor de Maracujá em Porto Velho. É nesta festa que o Boi Bumbá se manifesta. Herdado do Nordeste, o bumba-meu-boi é uma manifestação folclórica que resume elementos culturais portugueses, africanos e indígenas. A festa é quando Porto Velho vira um verdadeiro arraial, com milhares de bandeirinhas coloridas nas barracas da

FESTAS POPULARES de SÃO PAULO

Festa do Morro do Querosene Três vezes por ano, no bairro do Butantã, na zona oeste da cidade, acontece a festa do Morro do Querosene.  Versão paulistana das toadas do Bumba-meu-boi, ela existe há dez anos, no Sábado de Aleluia (véspera da Páscoa), acontece o Renascer do Boi, no dia 24 de junho se comemora o Batizado do Boi e em 23 de outubro a Morte do Boi, participam da festa, além dos paulistanos, imigrantes do Maranhão e de Minas Gerais. Festa da Santa Achiropita  No mês de agosto, a colônia italiana em São Paulo comemora o dia de Nossa Senhora Achiropita com uma grande festa popular.  A comemoração, organizada pela comunidade e pela Paróquia de Nossa Senhora Achiropita, acontece nas ruas 13 de maio e São Vicente, no bairro do Bixiga.  O ponto alto da festa é a comida e a música típicas, a festa de Achiropita é a mais conhecida e tradicional da cidade e atrai todos os anos milhares de visitantes. Festas de São Vito, São Genaro e santo Emídio.  As fes