sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Festas Populares da Paraiba

Nossa Senhora das Neves
As principais festas populares da Paraíba são:
Festa de Nossa Senhora das Neves

Homenagem religiosa e profana à padroeira da Capital, Nossa Senhora das Neves, que foi, aliás, o primeiro nome da nossa cidade – “Cidade de Nossa Senhora das Neves”. A festa tem uma semana de comemorações de cunho religioso e profano, encerrando sempre no dia 5 de agosto, com uma grande procissão pelas ruas das imediações da Catedral.
Festa de Nossa Senhora da Penha – 

Nossa Senhora da PenhaRealizada no Santuário da Penha, Litoral sul da capital, é comemorada durante 3 dias e tem na Romaria, a parte mais tradicional do evento. Esta ocorre há cerca de 100 anos e atrai dezenas de milhares de pessoas. Percurso da Romaria: a caminhada tem um percurso de 14 quilômetros: saindo da igreja de Lourdes, na Avenida João Machado, no Centro de João Pessoa, os romeiros passam pela Avenida Pedro II, trevo universitário, principal do bairro dos Bancários, passa pelo contorno da entrada do bairro de Mangabeira, e seguem pela pista que dá acesso à Praia da Penha. Na Praça Oswaldo Pessoa, na Penha, é celebrado a Missa campal.
Festa de Nossa Senhora da Luz

Nossa Senhora da LuzAcontece na cidade de Guarabira, interior da Paraíba há 251 anos e durante os 11 dias de festividades atrai um grande número de turistas. Estima-se que mais de 200 mil pessoas visitam a cidade neste período. São preparadas 16 ruas para receber o parque de diversão, praças de alimentação, barracas, pavilhão e área central na Praça do Novo Milênio.
Para celebrar a festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Luz, a Diocese local sempre prepara uma extensa programação.


Festa Junina  em  Campina Grande -

Festa Junina
CAMPINA GRANDE, a segunda cidade do Estado da Paraíba,  fica a 120 km da capital João Pessoa e possui uma população aproximada de 400 mil habitantes. Lá o mês de junho chega acompanhado de muito forró, quadrilhas e  comidas típicas. São 30 dias de festa, uma grande  manifestação popular que visa  resgatar a  tradição nordestina. As festividades acontecem no Parque do Povo, área com 43 mil metros quadrados, no centro da cidade. 

Um comentário:

Postagens populares

. . .

Sigo!

. . . . . Seus links em um só lugar!