Pular para o conteúdo principal

TRADUTOR

Reservas ambientais

Reservas ambientais no Brasil

Ecologia
No Brasil o governo federal protege 298 unidades de preservação, desse número, 126 tem sua preservação integral, temos também 429 que são reservas particulares de patrimônio natural.


Na legislação existem 12 tipos de áreas de preservação (veja o quadro abaixo ), sendo que preservação integral são 5, elas não podem ter nenhum modo de exploração econômica e 7 são usadas com sustentabilidade comportando assim a exploração econômica na forma planejada preservando os recursos naturais.


Somam 70 milhões de hectares as áreas de preservação federal, mais ou menos 9% do nosso território ( brasileiro ) e os estados tem mais de 4% reservas da área do país.  


Não é somente por termos isso em decreto que podemos evitar o desmatamento, exploração ilegal dos recursos nelas contido.  



Não temos uma fiscalização com uma estrutura boa e nem uma gestação eficiente  para administrar ou preservar essa áreas públicas.  



Através de satélites, a indícios bem concretos de uma crescimento de devastação em locais de conservação na Amazônia.


Unidades de preservação
Veja, a seguir, os tipos de áreas de preservação ambiental previstos em lei no Brasil:

PROTEÇÃO INTEGRAL
TipoObjetivoAcesso e usoPosse e domínio
Estação ecológicaPreservar a naturezaSó para pesquisa e educação ambiental.Posse e domínio públicos, sem área privada em seus limites.
Reserva biológicaProteger integralmente a área, salvo medidas de recuperação e manejo.Só para pesquisas e educação ambiental.Posse e domínio públicos.
Parque nacionalPreservar ecossistemas naturais de grande relevância ambiental e beleza cênica.Para pesquisas, educação e lazer; aberto ao público.Posse e domínio públicos.
Monumento naturalPreservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.Condicionado ao plano de manejo e regulamento da área.Pode ser constituído por áreas particulares ou públicas.
Refúgio de vida silvestreProteger ambientes naturais fundamentais para a existência ou a reprodução de espécies da flora e fauna.Acesso condicionado à autorizaçãoPode ser constituído por áreas particulares ou públicas.
DE USO SUSTENTÁVEL
TipoObjetivoAcesso e usoPosse e domínio
Área de proteção ambientalProteger a diversidade biológica, disciplinar a ocupação e assegurar a sustentabilidade no uso dos recursos naturais. Geralmente em áreas extensas e com ocupação humana.Ocupação e exploração controladas.Constituída por terras publicas ou privadas.
Área de relevante proteção ambientalManter os ecossistemas naturais de importância local e regular seu uso, visando à conservação da natureza.Acesso e uso controlados pelos decretos de criação de cada unidadeConstituída por terras públicas ou privadas
Floresta nacionalPromover o uso sustentável dos recursos florestais e a pesquisa, com ênfase na exploração sustentável de florestas nativasAtividades de pesquisa, educação, recreação e turismo.Posse e domínio públicos.
Reserva extrativistaProteger os meios de vida das populações nativas e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais em área com populações extrativistasAcesso e uso controlados pelos decretos de criação de cada unidadeDomínio público com uso concedido às populações extrativistas.
Reserva de faunaProteger o habitat de populações animais de espécie nativa, adequada para estudos técnico-científicos.Visitação permitida com caça proibida.Posse e domínio públicos.
Reserva de desenvolvimento sustentávelPreservar áreas com populações tradicionais, que vivam de sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais.Permitido.Posse e domínio públicos.
Reservas particulares de patrimônio naturalPreservar espaços de importância ambiental ou paisagística.Atividades de pesquisa, ecoturismo, recreação e educação.Área privada.
Autor : Ronaldo Decicino é professor de geografia do ensino fundamental e médio da rede privada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTAS POPULARES do TOCANTINS

Festas Populares e Religiosas do estado de Tocantins é algo sensacional que mostra uma cultura em ricos trajes para todos que queiram conhecer. As festas exprimem cultura e tradição dos povos, tanto pelas cerimônias festivas quanto pelos rituais religiosos, e ssas celebrações reafirmam laços sociais, e raízes que aproximam os homens, movimentam e resgatam lembranças e emoções, t em características semelhantes mesmo com enfoques diferenciados, como as manifestações do canto, da dança, da música e, principalmente, o espírito de troca e fortificação, tão bem expressos no dito popular "lavar a alma". As festas populares e religiosas traduzem a cultura popular, a linguagem do povo, tudo que vem dele e de sua alma. Boi-Bumbá Uma das principais manifestações brasileiras, que provavelmente surgiu no final do século XVIII, por influência da tradição portuguesa e dos faraós do Egito (adoradores do Boi Ápis, deus da Fertilidade), e que logo se espalhou por todas as

Festas Populares de Rondônia

Adoro saber sobre festas típicas do nosso país Festas típicas e populares do estado de Rondônia é algo que não podemos perder ou de conhecer, muitas atrações num show colorido de roupas bonitas e danças da região. Arraial - Índia Boi Bumbá Botos que dançam nas festas e emprenham donzelas. Iaras que seduzem os homens e os levam para seus reinos encantados. Cobras-grandes, Curupiras, Caaporas, Matintapereira, cabeças voadoras de pessoas transformadas em duendes que vagam à noite. O folclore rondoniense é, acima de tudo, um espetáculo de lendas. Todas com influência indígena e amazonense. E uma das grandes festas folclóricas é o Arraial Flor de Maracujá em Porto Velho. É nesta festa que o Boi Bumbá se manifesta. Herdado do Nordeste, o bumba-meu-boi é uma manifestação folclórica que resume elementos culturais portugueses, africanos e indígenas. A festa é quando Porto Velho vira um verdadeiro arraial, com milhares de bandeirinhas coloridas nas barracas da

FESTAS POPULARES de SÃO PAULO

Festa do Morro do Querosene Três vezes por ano, no bairro do Butantã, na zona oeste da cidade, acontece a festa do Morro do Querosene.  Versão paulistana das toadas do Bumba-meu-boi, ela existe há dez anos, no Sábado de Aleluia (véspera da Páscoa), acontece o Renascer do Boi, no dia 24 de junho se comemora o Batizado do Boi e em 23 de outubro a Morte do Boi, participam da festa, além dos paulistanos, imigrantes do Maranhão e de Minas Gerais. Festa da Santa Achiropita  No mês de agosto, a colônia italiana em São Paulo comemora o dia de Nossa Senhora Achiropita com uma grande festa popular.  A comemoração, organizada pela comunidade e pela Paróquia de Nossa Senhora Achiropita, acontece nas ruas 13 de maio e São Vicente, no bairro do Bixiga.  O ponto alto da festa é a comida e a música típicas, a festa de Achiropita é a mais conhecida e tradicional da cidade e atrai todos os anos milhares de visitantes. Festas de São Vito, São Genaro e santo Emídio.  As fes