Pular para o conteúdo principal

TRADUTOR

A Fauna brasileira

Fauna brasileira, vamos conhecer pessoal?


Fauna brasileira, podemos calcular que tenha no país nada mais, nada menos que onze mil espécies de animais vertebrados como os mamíferos, répteis, peixes, anfíbios e algo acima de trinta milhões de insetos e aproximadamente trinta mil de outros invertebrados, isso é um pouco da fauna brasileira.

Lendo sobre o nosso Brasil, fiquei sabendo mais sobre nossa fauna, me deixando feliz e triste ao mesmo tempo, pois aqui em nosso país pude ver o quanto temos uma fauna rica, mas por outro lado, estamos aos poucos e com rapidez acabando com ela.
Fauna-Mapa
Veja você também.
Fauna-Mapa-nossa-fauna
A fauna brasileira é muito rica tendo espécies que não encontramos em nenhum lugar do mundo, como exemplos podemos citar o peixe boi, boto-rosa, arara-azul-de-lear.

No continente sul americano, o nosso Brasil é o que tem maior diversidade de aves, abrigando também maior número de primatas, animais vertebrados e anfíbios da Terra, além de espécies de peixes de água doce que somam três mil que chega a ser três vezes maior do que qualquer país.
Fauna-espécies-nossa
As espécies nativas do Brasil em sua lista podemos encontrar mais ou menos 17% das aves, 10% dos anfíbios e dos mamíferos que tem o nosso planeta Terra. 

Com toda essa variedade de espécies, o Brasil tem um número pequeno de cada um deles e que vem desaparecendo com certa velocidade e tem como motivo a mão do homem, a busca desordenada pelo desenvolvimento (seja como for), a utilização de maneira errada desses recursos naturais. poluição, expansão urbana acarretando na diminuição dos habitat dessas espécies. 

Uma das espécies mais conhecidas aqui, o mico-leão-dourado é um bichinho curioso e brigão, vive mas copas das árvores comendo frutos, néctar, flores, está seriamente ameaçado de extinção e o seu habitat que é a Mata Atlântica (florestas do Rio de Janeiro), por conta do desmatamento e a caça dele para a comercialização. Existem alguns grupos dessa espécie sendo protegidas na Reserva Biológica de Poço das Antas, no Rio. 

Existem também mais dois tipos de bichos que está em extinção aqui em nosso país que são: O nosso tamanduá-bandeira que tem como habitat os campos cobertos, florestas úmidas e se alimentam de cupins e formigas e finalmente a onça-pintada que é um felino de tamanho grande (2,5 metros de comprimento, com mais de 100 quilos). 

Aqui mostrei alguns exemplos, pois afinal todas as espécies tem uma parcela grande para o eco sistema (conjunto de elementos de um lugar e a relação entre eles), pois pode até parecer bobagens, mas se uma dessas várias espécies entram num processo de extinção poderá acarretar graves desequilíbrios no meio ambiente. 

É pessoal, temos que atentar para mais esse triste fato que vem nos ameaçando que tem como um alerta grave, a extinção da nossa rica fauna.

Abraços,
BrBão 

Comentários

  1. ★░░░░░░░░░░░████░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░★ ★░░░░░░░░░███░██░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░★ ★░░░░░░░░░██░░░█░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░★ ★░░░░░░░░░██░░░██░░░░░░░░░░░░░░░░░░░★ ★░░░░░░░░░░██░░░███░░░░░░░░░░░░░░░░░★ ★░░░░░░░░░░░██░░░░██░░░░░░░░░░░░░░░░★ ★░░░░░░░░░░░██░░░░░███░░░░░░░░░░░░░░★ ★░░░░░░░░░░░░██░░░░░░██░░░░░░░░░░░░░★ ★░░░░░░░███████░░░░░░░██░░░░░░░░░░░░★ ★░░░░█████░░░░░░░░░░░░░░███░██░░░░░░★ ★░░░██░░░░░████░░░░░░░░░░██████░░░░░★ ★░░░██░░████░░███░░░░░░░░░░░░░██░░░░★ ★░░░██░░░░░░░░███░░░░░░░░░░░░░██░░░░★ ★░░░░██████████░███░░░░░░░░░░░██░░░░★ ★░░░░██░░░░░░░░████░░░░░░░░░░░██░░░░★ ★░░░░███████████░░██░░░░░░░░░░██░░░░★ ★░░░░░░██░░░░░░░████░░░░░██████░░░░░★ ★░░░░░░██████████░██░░░░███░██░░░░░░★ ★░░░░░░░░░██░░░░░████░███░░░░░░░░░░░★ ★░░░░░░░░░█████████████░░░░░░░░░░░░░★ ★░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░★MaRiBeL★

    ResponderExcluir
  2. pretty nice blog, following :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FESTAS POPULARES do MARANHÃO

Festas populares estado Maranhão, são típicas, gente feliz, alegre mostrando os costumes desse belo estado brasileiro, imperdível para nós brasileiros que ainda não conhecemos e para os estrangeiros que podem comprovar a nossa rica cultura com suas festas nesse belo estado do Maranhão.  Bumba-Meu-Boi

Os brancos trouxeram o enredo da festa; os negros, escravos, acrescentaram o ritmo e os tambores; os índios, antigos habitantes, emprestaram suas danças e a cada fogueira acesa para São João, os festejos juninos maranhenses foram-se transformando no tempo quente da emoção, da promessa e da diversão, é nesta época de junho, que reina majestoso o Bumba-meu-boi.

O auto popular do Bumba-meu-boi conta a estória da Catirina, uma escrava que leva seu homem, o nego Chico, a matar o boi mais bonito da fazenda para satisfazer-lhe o desejo de grávida: comer língua de boi, descoberto o malfeito, manda o Amo (que encarna o fazendeiro, o latifundiário, o "coronel" autoridade) que os índios captu…

FESTAS POPULARES do TOCANTINS

Festas Populares e Religiosas do estado de Tocantins é algo sensacional que mostra uma cultura em ricos trajes para todos que queiram conhecer.
As festas exprimem cultura e tradição dos povos, tanto pelas cerimônias festivas quanto pelos rituais religiosos, essas celebrações reafirmam laços sociais, e raízes que aproximam os homens, movimentam e resgatam lembranças e emoções, tem características semelhantes mesmo com enfoques diferenciados, como as manifestações do canto, da dança, da música e, principalmente, o espírito de troca e fortificação, tão bem expressos no dito popular "lavar a alma".
As festas populares e religiosas traduzem a cultura popular, a linguagem do povo, tudo que vem dele e de sua alma.
Boi-Bumbá

Uma das principais manifestações brasileiras, que provavelmente surgiu no final do século XVIII, por influência da tradição portuguesa e dos faraós do Egito (adoradores do Boi Ápis, deus da Fertilidade), e que logo se espalhou por todas as regiões do nosso país, com…

FESTAS POPULARES - MG

Festas populares não podem faltasFestas populares em nossos estados são sempre recheadas de coisas bonitas e alegrias, cultura, assim também são as festaspopulares do estado de Minas Gerais, vocês conhecem? Então venham conhecer como algumas dessas festas são super movimentadas e bem legais, a alegria do povo do estado de Minas Gerias e de outros que comparecem vindo de todos os lugares do Brasil e dos estrangeiros.
Vesperatas, em Diamantina, Festa do Milho, em Patos de Minas, Festival do Ora-Pro-Nobis, em Belo Horizonte, e Festa do Divino em três cidades históricas: Diamantina, Serro e Sabará. Essas são algumas das principais festas em Minas Gerais, neste mês de maio de 2006, e que fazem parte do Calendário Turístico da Secretaria de Estado de Turismo.
Festas Vesperatas
Na terra de Juscelino Kubitschek e de Chica da Silva, no Circuito dos Diamantes, a 292 km de Belo Horizonte, as Vesperatas estão marcadas para os dias 6 e 20 de maio, na rua da Quitanda.

A programação vai até outubro, qua…