segunda-feira, 28 de abril de 2014

Uso dos "PORQUÊS"

Todos nós temos dúvidas não é verdade? E quando temos que usar o "porque" numa frase? Nossa! Mais uma dúvida e como eu tinha, busquei essa regrinha bem simples que com certeza irá ajudar bastante. Vejam.
Uso-do-porque
Para melhorar e aprimorar a nossa escrita, peguei uma regrinha bem simples de como empregar o uso dos "PORQUÊS" e tirar essa dúvida que para a maioria de nós é muito frequente toda vez que se depara com ela.

Sendo assim, espero que através desse post essa dúvida possa ter um fim, então vamos a regrinha então ...

Empregando o uso dos "PORQUÊS"

a. Por que --> Separado e sem acento, usamos na pergunta

Exemplo -- > Por que você fez isso?

b. Porque --> Junto e sem acento, usamos na resposta

Exemplo --- > Porque estou precisando fazer.

c. Por quê --- > separado e com acento, usamos quando estiver no fim da frase.

Exemplo --> Você está triste, por quê?

d. O  porquê ---> Junto e com acento, quando for substantivo.

Exemplo --> Gostaria de entender o porquê tenho que ir.

Abrçs,
BrBão

7 comentários:

  1. Isso é uma daquelas coisas que por mais que eu tente não consigo guardar, sério, me pergunto pq precisa de tantos pqs rsrsrs eu nunca sei qual usar e olha já fiz até tabelinha pra isso rsrs

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este tipo de post as vezes me pergunto coloca porquês no meu texto. Um abraços

    ResponderExcluir
  3. É muito bom isso Rafa, pois vai ajudar muitas crianças e adultos também a tirar as dúvidas, confesso que eu tenho sempre dúvidas em relação aos porquês rsrs
    Adorei o post, vou passar a visitar o blog para tirar minhas dúvidas!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  4. É sempre ótimo relembrar essas regras, eu sempre confundo, só tenho certeza do "porque" .

    Arrasou na dica!

    ResponderExcluir
  5. Amei o post Rafa eu sou mestre em ter duvida de qual usar ontem navegando no you tube encontrei o vídeo de uma professora que ensina como música achei bem interessante.
    Depois você procura lá pra você ver que legal :D
    Parabéns pelo post conhecimento é tudo.

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bom
    Boa noite
    Parabéns pelo seu post
    Ótima resenha descrita sobre o assunto que realmente nos esclarece bastante no nosso dia-a-dia ficamos na dúvida sobre qual deles utilizar e está explicações ajudar bastante.. Até mas

    ResponderExcluir

. . .