Pular para o conteúdo principal

TRADUTOR

ESTADO de MINAS GERAIS

Minas Gerais não é apenas um Estado do Brasil.

Minas Gerais
 Minas é um estado de coisas! Minas é um estado de espírito! Um jeito único, diferente do resto!

Um jeito calado, prudente, cismado, desconfiado, mas que no fundo esconde a gente mais amiga, sincera e hospitaleira deste Brasil.

Gente que faz bem feito; que não dá ponto sem nó; que trabalha em silêncio; que não perde o trem e dorme no chão pra não cair da cama.

Povo que se orgulha de sua História; que tem liberdade como lema (libertas quae sera tamen) e que ama sua terra - As mil e uma Minas - conforme lembrou Guimarães Rosa.

Com uma superfície de 587.172 Km2 - pouco maior que a França - Minas Gerais se destaca entre os Estados Brasileiros como o mais extenso conjunto de terras elevadas do País, onde se destacam o Pico da Bandeira, na Serra do Caparaó (2.897 m) e o Pico das Agulhas Negras, no Maciço do Itatiaia (2.797 m).

As incursões em seu território iniciaram-se no Séc. XVI e tiveram como principal motivação a extração do ouro e das pedras preciosas, razão do nome do Estado.

Rico em recursos naturais e paisagísticos, o território mineiro foi cenário de significativos acontecimentos históricos, como a Revolta de Vila Rica (1.720) e a Inconfidência Mineira (1.789), entre outros.

Minas Gerais cultiva com carinho os testemunhos desse passado, representado principalmente por suas cidades coloniais e igrejas barrocas, edificadas e ornadas pela genialidade de artistas como o Aleijadinho e Mestre Ataíde.

Isso sem se descuidar do presente e do futuro, pois Minas é hoje um dos Estados mais desenvolvidos do Brasil, com sólida base industrial e agricultura variada e produtiva.

Cultura e História, clima e águas minerais: eis os atributos turísticos mais importantes de Minas.

O Circuito Histórico, compreendendo cidades do séc. XVIII, com uma atmosfera que lembra os tempos do Brasil-Colônia, e o Circuito das Águas, com suas fontes hidrominerais de fama internacional, possuem infra-estrutura turística de alta qualidade.

Mas em cada rincão do território, em cada cidade ou lugarejo, no contato com a gente simples, discreta e amiga, estão reservadas novas descobertas que fazem o atrativo dessa terra e apaixonam aqueles que tem a felicidade de a conhecê-la e de compreender em que consiste a mineiridade.

Fonte: Turminas
Bandeira de minas Gerais



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTAS POPULARES do TOCANTINS

Festas Populares e Religiosas do estado de Tocantins é algo sensacional que mostra uma cultura em ricos trajes para todos que queiram conhecer. As festas exprimem cultura e tradição dos povos, tanto pelas cerimônias festivas quanto pelos rituais religiosos, e ssas celebrações reafirmam laços sociais, e raízes que aproximam os homens, movimentam e resgatam lembranças e emoções, t em características semelhantes mesmo com enfoques diferenciados, como as manifestações do canto, da dança, da música e, principalmente, o espírito de troca e fortificação, tão bem expressos no dito popular "lavar a alma". As festas populares e religiosas traduzem a cultura popular, a linguagem do povo, tudo que vem dele e de sua alma. Boi-Bumbá Uma das principais manifestações brasileiras, que provavelmente surgiu no final do século XVIII, por influência da tradição portuguesa e dos faraós do Egito (adoradores do Boi Ápis, deus da Fertilidade), e que logo se espalhou por todas as

Festas Populares de Rondônia

Adoro saber sobre festas típicas do nosso país Festas típicas e populares do estado de Rondônia é algo que não podemos perder ou de conhecer, muitas atrações num show colorido de roupas bonitas e danças da região. Arraial - Índia Boi Bumbá Botos que dançam nas festas e emprenham donzelas. Iaras que seduzem os homens e os levam para seus reinos encantados. Cobras-grandes, Curupiras, Caaporas, Matintapereira, cabeças voadoras de pessoas transformadas em duendes que vagam à noite. O folclore rondoniense é, acima de tudo, um espetáculo de lendas. Todas com influência indígena e amazonense. E uma das grandes festas folclóricas é o Arraial Flor de Maracujá em Porto Velho. É nesta festa que o Boi Bumbá se manifesta. Herdado do Nordeste, o bumba-meu-boi é uma manifestação folclórica que resume elementos culturais portugueses, africanos e indígenas. A festa é quando Porto Velho vira um verdadeiro arraial, com milhares de bandeirinhas coloridas nas barracas da

FESTAS POPULARES do PERNAMBUCO

Do litoral ao sertão, as cidades pernambucanas realizam grandes e animadas festas populares. São romarias, procissões e outras celebrações religiosas; vaquejadas e corridas de animais; festas de rua; exposições e festivais agropecuários; carnaval; festejos de final de ano e tantas outras festividades. Confira aqui as mais famosas festas populares que ocorrem, mês a mês, no Estado.  Festas Populares JANEIRO  BÊNÇÃO DE SÃO FÉLIX DE CANTALICE Festa religiosa, com missas e distribuição de bênçãos durante todo o dia.  Data: primeira sexta-feira do ano  Locais: Basílica da Penha, no centro do Recife, e na Capela de São Félix, no bairro do Pina  FESTA DO SANTO CRISTO DE IPOJUCA  Festa popular religiosa que atrai romeiros de diversas localidades e estados vizinhos. Missa, procissão, barracas com bebidas e comidas típicas.  Data: 01  Local: Igreja de Santo Antônio, Ipojuca  FESTA DE REIS  Tradicional festa popular religiosa e profana, com missas, procissão,