Pular para o conteúdo principal

TRADUTOR

Brasil com suas fontes de energia


Brasil com suas fontes de energia para um melhor desenvolvimento se faz a cada dia mais necessário se realmente queremos um país mais forte no cenário mundial, pois à medida que o país foi se modernizando, o setor energético brasileiro foi se desenvolvendo. principais fontes de energia do Brasil são: Energia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis, além de algumas outras utilizadas em menor escala, como gás natural e a energia nuclear.
Brasil-fontes-energia
O petróleo aqui no Brasil é a principal para a geração de energia para veículos motores (gasolina, óleo diesel, querosene), abastecimento de usinas termoelétricas e tem como principais bacias petrolíferas são: Bacia de Campos, a maior do Brasil; bacia de Santos, Bacia do Espírito Santo e Bacia do Recôncavo Baiano.

O país importava cerca de 60% do petróleo consumido internamente ( tempos atrás), mas  hoje em dia é quase completamente abastecido por nossa produção interna, sem falar que a pouco tempo foram descobertas grandes reservas de petróleo na camada do pré-sal no fundo oceânico do litoral de Santos (SP) e do Espírito Santo.
Brasil-energia
Energia hidroelétrica sua principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país sendo que 90% da energia elétrica consumida no país vem de usinas hidrelétricas, embora o Brasil só utiliza 25% do seu potencial hidráulico importando parte da energia hidroelétrica, uma porção dessas importações é referente à propriedade paraguaia da Usina Binacional de Itaipu, outra parte se refere à compra de eletricidade produzida pelas usinas de Garabi e Yaciretá, na Argentina.

Atenção: Metade da produção da Usina de Itaipu pertence ao Paraguai em virtude do fato de ela se encontrar na divisa com o Brasilabaixo principais hidrelétricas do país:
  • Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná - Capacidade: 14.000 MW.
  • Usina Hidrelétrica de Tucuruí, Rio Tocantins - Capacidade: 8.370 MW.
  • Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, no Rio Paraná - Capacidade: 3.444 MW.
  • Usina Hidrelétrica de Xingó, no Rio São Francisco - Capacidade: 3.162 MW.
  • Usina Hidrelétrica de Foz Do Areia, no Rio Iguaçu - Capacidade: 2.511 MW.
  • Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, no Rio São Francisco - Capacidade: 2.462 MW.
  • Usina Hidrelétrica de Itumbiara, no Rio Paranaíba - Capacidade: 2.082 MW.
  • Usina Hidrelétrica de Teles Pires, no Rio Teles Pires - Capacidade: 1.820 MW.
  • Usina Hidrelétrica de São Simão, no Rio Paranaíba - Capacidade: 1.710 MW.
  • Usina Hidrelétrica de Jupiá, no Rio Paraná - Capacidade: 1.551 MW.
Produção de Carvão Mineral para a geração de energia termelétrica e como matéria-prima principal para as indústrias siderúrgicas está concentrada nos estados de Santa Catarina (vale do Tubarão), Rio Grande do Sul (vale do Rio Jacuí).

O carvão mineral brasileiro não é boa a qualidade, por isso importamos cerca de 60% do que se consome para os fornos das siderúrgicas e hidrelétricas que precisam de carvões minerais com alta qualidade produzindo poucas cinzas.

Biocombustíveis recentemente implantadas no país são energias do tipo renovável com sua origem de produtos vegetais (como a mamona, a cana-de-açúcar, entre outros).

É uma energia mais limpa, acarreta em menos danos para o meio ambiente, mas ao mesmo tempo  muitas áreas naturais são devastadas para o cultivo das matérias-primas necessárias para essa fonte de energia.

Os biocombustíveis mais utilizados no país são: o Etanol (álcool), o Biogás e o Biodiesel.

Gás natural em grande parte produzido de forma conjunta ao petróleo, responsável por quase 10% do consumo nacional de energia, predomina na produção de gás de cozinha, nas indústrias, usinas termoelétricas e na produção de combustíveis automotores.

Energia nuclear foi no início da década de 1960, implantado a partir de 1969 (criação do Programa Nuclear Brasileiro) e  a Usina Nuclear brasileira inaugurada em 1981 na cidade de Angra dos Reis (RJ) com o nome de Angra I com argumento que a energia hidroelétrica não seria suficiente na condução matriz energética do Brasil, embora seja um engano, pois depois da descoberta real na capacidade hidráulica do país (a terceira maior do mundo) e também pela descoberta mais adiante  de novas formas de produção de energia, como os biocombustíveis por exemplo.

Mais tarde num acordo com a Alemanha, foram iniciados os projetos de Angra II e III para começar a funcionar na década de 1980, porém, a usina de Angra II começou a operar em 2000 e Angra III ainda não foi concluída (Usinas Angra I e Angra II, somente Angra II está em funcionamento.

BrBão,
Abraços e Beijos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTAS POPULARES do TOCANTINS

Festas Populares e Religiosas do estado de Tocantins é algo sensacional que mostra uma cultura em ricos trajes para todos que queiram conhecer. As festas exprimem cultura e tradição dos povos, tanto pelas cerimônias festivas quanto pelos rituais religiosos, e ssas celebrações reafirmam laços sociais, e raízes que aproximam os homens, movimentam e resgatam lembranças e emoções, t em características semelhantes mesmo com enfoques diferenciados, como as manifestações do canto, da dança, da música e, principalmente, o espírito de troca e fortificação, tão bem expressos no dito popular "lavar a alma". As festas populares e religiosas traduzem a cultura popular, a linguagem do povo, tudo que vem dele e de sua alma. Boi-Bumbá Uma das principais manifestações brasileiras, que provavelmente surgiu no final do século XVIII, por influência da tradição portuguesa e dos faraós do Egito (adoradores do Boi Ápis, deus da Fertilidade), e que logo se espalhou por todas as

Festas Populares de Rondônia

Adoro saber sobre festas típicas do nosso país Festas típicas e populares do estado de Rondônia é algo que não podemos perder ou de conhecer, muitas atrações num show colorido de roupas bonitas e danças da região. Arraial - Índia Boi Bumbá Botos que dançam nas festas e emprenham donzelas. Iaras que seduzem os homens e os levam para seus reinos encantados. Cobras-grandes, Curupiras, Caaporas, Matintapereira, cabeças voadoras de pessoas transformadas em duendes que vagam à noite. O folclore rondoniense é, acima de tudo, um espetáculo de lendas. Todas com influência indígena e amazonense. E uma das grandes festas folclóricas é o Arraial Flor de Maracujá em Porto Velho. É nesta festa que o Boi Bumbá se manifesta. Herdado do Nordeste, o bumba-meu-boi é uma manifestação folclórica que resume elementos culturais portugueses, africanos e indígenas. A festa é quando Porto Velho vira um verdadeiro arraial, com milhares de bandeirinhas coloridas nas barracas da

FESTAS POPULARES de SÃO PAULO

Festa do Morro do Querosene Três vezes por ano, no bairro do Butantã, na zona oeste da cidade, acontece a festa do Morro do Querosene.  Versão paulistana das toadas do Bumba-meu-boi, ela existe há dez anos, no Sábado de Aleluia (véspera da Páscoa), acontece o Renascer do Boi, no dia 24 de junho se comemora o Batizado do Boi e em 23 de outubro a Morte do Boi, participam da festa, além dos paulistanos, imigrantes do Maranhão e de Minas Gerais. Festa da Santa Achiropita  No mês de agosto, a colônia italiana em São Paulo comemora o dia de Nossa Senhora Achiropita com uma grande festa popular.  A comemoração, organizada pela comunidade e pela Paróquia de Nossa Senhora Achiropita, acontece nas ruas 13 de maio e São Vicente, no bairro do Bixiga.  O ponto alto da festa é a comida e a música típicas, a festa de Achiropita é a mais conhecida e tradicional da cidade e atrai todos os anos milhares de visitantes. Festas de São Vito, São Genaro e santo Emídio.  As fes