Pular para o conteúdo principal

TRADUTOR

FESTAS POPULARES - MG

Festas populares não podem faltas

Festas populares em nossos estados são sempre recheadas de coisas bonitas e alegrias, cultura, assim também são as festas populares do estado de Minas Gerais, vocês conhecem? Então venham conhecer como algumas dessas festas são super movimentadas e bem legais, a alegria do povo do estado de Minas Gerias e de outros que comparecem vindo de todos os lugares do Brasil e dos estrangeiros.

Vesperatas, em Diamantina, Festa do Milho, em Patos de Minas, Festival do Ora-Pro-Nobis, em Belo Horizonte, e Festa do Divino em três cidades históricas: Diamantina, Serro e Sabará. Essas são algumas das principais festas em Minas Gerais, neste mês de maio de 2006, e que fazem parte do Calendário Turístico da Secretaria de Estado de Turismo.
Festas-Vesperatas
Festas Vesperatas

Na terra de Juscelino Kubitschek e de Chica da Silva, no Circuito dos Diamantes, a 292 km de Belo Horizonte, as Vesperatas estão marcadas para os dias 6 e 20 de maio, na rua da Quitanda.

A programação vai até outubro, quando começam as chuvas: em junho, dias 3 e 24; 1º e 8 de julho; 5 e 26 de agosto; 16 e 30 de setembro; 7 e 21 de outubro.
Festas-Desfile-milho
Festas do Milho

As Festas do Milho, em Patos de Minas, no Circuito Turístico Tropeiros de Minas, a 400 km de BH, será realizada de 19 a 28 de maio, numa promoção do Sindicato Rural e Prefeitura Municipal.

Além da pamonha, broa, mingau e outros derivados do milho, a festa é também uma exposição agropecuária da região, com shows todas as noites.
Festas-Ora-Pro-Nobis
Festas Ora-Pro-Nobis

O Festival de Ora-Pro-Nobis será na Feira do Bairro São Paulo, rua Joaquim Gouveia s/n, em Belo Horizonte, no dia 13 de maio, de 14 horas até meia-noite.

As festas fazem parte do 15º Kizomba – Encontro Afro-Étnico Brasileiro. A folha é colocada nos pratos que levam a costelinha de porco, a lingüiça e o frango.
Festas-Carro-da-uva
Festas do Vinho

Em Catas Altas, no Circuito do Ouro, aos pés da Serra do Caraça, a 105 km de BH, turistas mineiros e de outros Estados participam da VI Festa do Vinho, no dia 19 de maio, a bebida é extraída da jabuticaba.
Festas-do-divino-MG
Festas do Divino

As Festas do Divino são realizadas em três cidades históricas mineiras: Diamantina, Serro e Sabará. Em Diamantina, será de 26 de maio a 4 de junho, em Sabará, na região metropolitana de BH, de 27 de maio a 4 de junho, no Serro, perto de Diamantina, de 26 de maio a 4 de junho, na igreja de Nossa Senhora do Carmo.


As festas do Divino é uma antiga tradição que mescla a motivação religiosa com o profano, apresenta um cerimonial diversificado que antecede a festa e culmina com a solenidade maior no Dia de Pentecostes. 

É praxe, nas festas, a predominância da cor vermelha nos vestidos da folia e também entre a população, assim como a distribuição pelo imperador das medalhas com a representação do Divino Espírito Santo. 

Nos tempos da mineração do ouro, era tradição as medalhas, que fossem distribuídas para os participantes do cortejo, serem de ouro e de prata, o que influenciava na população para que o número de participantes fosse grande.

Abraços,
BrBão

Comentários

  1. gostei muito me ajudou a fazer o meu trabalho obrigada

    ResponderExcluir
  2. acho que poderiam dar mais informações,mas está muito bom.

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI BASTANTE AJUDOU MEU FILHO NA PESQUISA ESCOLAR

    ResponderExcluir
  4. Adorei,até tirei um A na pesquisa :D

    ResponderExcluir
  5. adorei me ajudo a faser meu trabalho eu tirei A :D

    ResponderExcluir
  6. adorei me ajudou a fazer meu trabalho vou tirar A+

    ResponderExcluir
  7. poderia ter mais imformaçoes

    ResponderExcluir
  8. me ajudou a completar o meu trabalho !!!!

    ResponderExcluir
  9. muito bom ,,,,,,,, me ajudou bastante no trabalho.nhjghghjnjnrr

    ResponderExcluir
  10. https://youtu.be/QOSryZfOzKc ai galera mega festa em vermelho novo desde semana passada olhem o video e se inscreva no meu canal

    ResponderExcluir
  11. Me ajudou muito a fazer minha pesquisa.

    ResponderExcluir
  12. Legal, me ajudou na pesquisa!!!!!! ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FESTAS POPULARES do TOCANTINS

Festas Populares e Religiosas do estado de Tocantins é algo sensacional que mostra uma cultura em ricos trajes para todos que queiram conhecer. As festas exprimem cultura e tradição dos povos, tanto pelas cerimônias festivas quanto pelos rituais religiosos, e ssas celebrações reafirmam laços sociais, e raízes que aproximam os homens, movimentam e resgatam lembranças e emoções, t em características semelhantes mesmo com enfoques diferenciados, como as manifestações do canto, da dança, da música e, principalmente, o espírito de troca e fortificação, tão bem expressos no dito popular "lavar a alma". As festas populares e religiosas traduzem a cultura popular, a linguagem do povo, tudo que vem dele e de sua alma. Boi-Bumbá Uma das principais manifestações brasileiras, que provavelmente surgiu no final do século XVIII, por influência da tradição portuguesa e dos faraós do Egito (adoradores do Boi Ápis, deus da Fertilidade), e que logo se espalhou por todas as

Festas Populares de Rondônia

Adoro saber sobre festas típicas do nosso país Festas típicas e populares do estado de Rondônia é algo que não podemos perder ou de conhecer, muitas atrações num show colorido de roupas bonitas e danças da região. Arraial - Índia Boi Bumbá Botos que dançam nas festas e emprenham donzelas. Iaras que seduzem os homens e os levam para seus reinos encantados. Cobras-grandes, Curupiras, Caaporas, Matintapereira, cabeças voadoras de pessoas transformadas em duendes que vagam à noite. O folclore rondoniense é, acima de tudo, um espetáculo de lendas. Todas com influência indígena e amazonense. E uma das grandes festas folclóricas é o Arraial Flor de Maracujá em Porto Velho. É nesta festa que o Boi Bumbá se manifesta. Herdado do Nordeste, o bumba-meu-boi é uma manifestação folclórica que resume elementos culturais portugueses, africanos e indígenas. A festa é quando Porto Velho vira um verdadeiro arraial, com milhares de bandeirinhas coloridas nas barracas da

FESTAS POPULARES do PERNAMBUCO

Do litoral ao sertão, as cidades pernambucanas realizam grandes e animadas festas populares. São romarias, procissões e outras celebrações religiosas; vaquejadas e corridas de animais; festas de rua; exposições e festivais agropecuários; carnaval; festejos de final de ano e tantas outras festividades. Confira aqui as mais famosas festas populares que ocorrem, mês a mês, no Estado.  Festas Populares JANEIRO  BÊNÇÃO DE SÃO FÉLIX DE CANTALICE Festa religiosa, com missas e distribuição de bênçãos durante todo o dia.  Data: primeira sexta-feira do ano  Locais: Basílica da Penha, no centro do Recife, e na Capela de São Félix, no bairro do Pina  FESTA DO SANTO CRISTO DE IPOJUCA  Festa popular religiosa que atrai romeiros de diversas localidades e estados vizinhos. Missa, procissão, barracas com bebidas e comidas típicas.  Data: 01  Local: Igreja de Santo Antônio, Ipojuca  FESTA DE REIS  Tradicional festa popular religiosa e profana, com missas, procissão,