sábado, 26 de maio de 2012

FESTAS POPULARES - MG

Vesperatas, em Diamantina, Festa do Milho, em Patos de Minas, Festival do Ora-Pro-Nobis, em Belo Horizonte, e Festa do Divino em três cidades históricas: Diamantina, Serro e Sabará. Essas são algumas das principais festas em Minas Gerais, neste mês de maio de 2006, e que fazem parte do Calendário Turístico da Secretaria de Estado de Turismo.

Vesperatas
Vesperatas
Na terra de Juscelino Kubitschek e de Chica da Silva, no Circuito dos Diamantes, a 292 km de Belo Horizonte, as Vesperatas estão marcadas para os dias 6 e 20 de maio, na rua da Quitanda.

A programação vai até outubro, quando começam as chuvas: em junho, dias 3 e 24; 1º e 8 de julho; 5 e 26 de agosto; 16 e 30 de setembro; 7 e 21 de outubro.

Desfile, festa do milho
 Festa do Milho
A Festa do Milho, em Patos de Minas, no Circuito Turístico Tropeiros de Minas, a 400 km de BH, será realizada de 19 a 28 de maio, numa promoção do Sindicato Rural e Prefeitura Municipal.

Além da pamonha, broa, mingau e outros derivados do milho, a festa é também uma exposição agropecuária da região, com shows todas as noites.

Ora-Pro-Nobis
 Ora-Pro-Nobis
O Festival de Ora-Pro-Nobis será na Feira do Bairro São Paulo, rua Joaquim Gouveia s/n, em Belo Horizonte, no dia 13 de maio, de 14 horas até meia-noite.

A festa faz parte do 15º Kizomba – Encontro Afro-Étnico Brasileiro. A folha é colocada nos pratos que levam a costelinha de porco, a lingüiça e o frango.

Carro da uva
 Festa do Vinho
Em Catas Altas, no Circuito do Ouro, aos pés da Serra do Caraça, a 105 km de BH, turistas mineiros e de outros Estados participam da VI Festa do Vinho, no dia 19 de maio, a bebida é extraída da jabuticaba.
Desfile
 Festa do Divino
A Festa do Divino é realizada em três cidades históricas mineiras: Diamantina, Serro e Sabará. Em Diamantina, será de 26 de maio a 4 de junho, em Sabará, na região metropolitana de BH, de 27 de maio a 4 de junho, no Serro, perto de Diamantina, de 26 de maio a 4 de junho, na igreja de Nossa Senhora do Carmo.

A festa do Divino é uma antiga tradição que mescla a motivação religiosa com o profano, apresenta um cerimonial diversificado que antecede a festa e culmina com a solenidade maior no Dia de Pentecostes. 

É praxe, na festa, a predominância da cor vermelha nos vestidos da folia e também entre a população, assim como a distribuição pelo imperador das medalhas com a representação do Divino Espírito Santo. 

Nos tempos da mineração do ouro, era tradição as medalhas, que fossem distribuídas para os participantes do cortejo, serem de ouro e de prata, o que influenciava na população para que o número de participantes fosse grande.

18 comentários:

  1. gostei muito me ajudou a fazer o meu trabalho obrigada

    ResponderExcluir
  2. acho que poderiam dar mais informações,mas está muito bom.

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI BASTANTE AJUDOU MEU FILHO NA PESQUISA ESCOLAR

    ResponderExcluir
  4. Adorei,até tirei um A na pesquisa :D

    ResponderExcluir
  5. adorei me ajudo a faser meu trabalho eu tirei A :D

    ResponderExcluir
  6. adorei me ajudou a fazer meu trabalho vou tirar A+

    ResponderExcluir
  7. poderia ter mais imformaçoes

    ResponderExcluir
  8. me ajudou a completar o meu trabalho !!!!

    ResponderExcluir
  9. muito bom ,,,,,,,, me ajudou bastante no trabalho.nhjghghjnjnrr

    ResponderExcluir
  10. Bom de mais.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  11. https://youtu.be/QOSryZfOzKc ai galera mega festa em vermelho novo desde semana passada olhem o video e se inscreva no meu canal

    ResponderExcluir

Siga-nos por email

Entre com seu email:

Delivered by FeedBurner

.

Postagens populares

. . .

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *