Pular para o conteúdo principal

TRADUTOR

FESTAS POPULARES - MG

Festas populares não podem faltas

Festas populares em nossos estados são sempre recheadas de coisas bonitas e alegrias, cultura, assim também são as festas populares do estado de Minas Gerais, vocês conhecem? Então venham conhecer como algumas dessas festas são super movimentadas e bem legais, a alegria do povo do estado de Minas Gerias e de outros que comparecem vindo de todos os lugares do Brasil e dos estrangeiros.

Vesperatas, em Diamantina, Festa do Milho, em Patos de Minas, Festival do Ora-Pro-Nobis, em Belo Horizonte, e Festa do Divino em três cidades históricas: Diamantina, Serro e Sabará. Essas são algumas das principais festas em Minas Gerais, neste mês de maio de 2006, e que fazem parte do Calendário Turístico da Secretaria de Estado de Turismo.
Festas-Vesperatas
Festas Vesperatas

Na terra de Juscelino Kubitschek e de Chica da Silva, no Circuito dos Diamantes, a 292 km de Belo Horizonte, as Vesperatas estão marcadas para os dias 6 e 20 de maio, na rua da Quitanda.

A programação vai até outubro, quando começam as chuvas: em junho, dias 3 e 24; 1º e 8 de julho; 5 e 26 de agosto; 16 e 30 de setembro; 7 e 21 de outubro.
Festas-Desfile-milho
Festas do Milho

As Festas do Milho, em Patos de Minas, no Circuito Turístico Tropeiros de Minas, a 400 km de BH, será realizada de 19 a 28 de maio, numa promoção do Sindicato Rural e Prefeitura Municipal.

Além da pamonha, broa, mingau e outros derivados do milho, a festa é também uma exposição agropecuária da região, com shows todas as noites.
Festas-Ora-Pro-Nobis
Festas Ora-Pro-Nobis

O Festival de Ora-Pro-Nobis será na Feira do Bairro São Paulo, rua Joaquim Gouveia s/n, em Belo Horizonte, no dia 13 de maio, de 14 horas até meia-noite.

As festas fazem parte do 15º Kizomba – Encontro Afro-Étnico Brasileiro. A folha é colocada nos pratos que levam a costelinha de porco, a lingüiça e o frango.
Festas-Carro-da-uva
Festas do Vinho

Em Catas Altas, no Circuito do Ouro, aos pés da Serra do Caraça, a 105 km de BH, turistas mineiros e de outros Estados participam da VI Festa do Vinho, no dia 19 de maio, a bebida é extraída da jabuticaba.
Festas-do-divino-MG
Festas do Divino

As Festas do Divino são realizadas em três cidades históricas mineiras: Diamantina, Serro e Sabará. Em Diamantina, será de 26 de maio a 4 de junho, em Sabará, na região metropolitana de BH, de 27 de maio a 4 de junho, no Serro, perto de Diamantina, de 26 de maio a 4 de junho, na igreja de Nossa Senhora do Carmo.


As festas do Divino é uma antiga tradição que mescla a motivação religiosa com o profano, apresenta um cerimonial diversificado que antecede a festa e culmina com a solenidade maior no Dia de Pentecostes. 

É praxe, nas festas, a predominância da cor vermelha nos vestidos da folia e também entre a população, assim como a distribuição pelo imperador das medalhas com a representação do Divino Espírito Santo. 

Nos tempos da mineração do ouro, era tradição as medalhas, que fossem distribuídas para os participantes do cortejo, serem de ouro e de prata, o que influenciava na população para que o número de participantes fosse grande.

Abraços,
BrBão

Comentários

  1. gostei muito me ajudou a fazer o meu trabalho obrigada

    ResponderExcluir
  2. acho que poderiam dar mais informações,mas está muito bom.

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI BASTANTE AJUDOU MEU FILHO NA PESQUISA ESCOLAR

    ResponderExcluir
  4. Adorei,até tirei um A na pesquisa :D

    ResponderExcluir
  5. adorei me ajudo a faser meu trabalho eu tirei A :D

    ResponderExcluir
  6. adorei me ajudou a fazer meu trabalho vou tirar A+

    ResponderExcluir
  7. poderia ter mais imformaçoes

    ResponderExcluir
  8. me ajudou a completar o meu trabalho !!!!

    ResponderExcluir
  9. muito bom ,,,,,,,, me ajudou bastante no trabalho.nhjghghjnjnrr

    ResponderExcluir
  10. https://youtu.be/QOSryZfOzKc ai galera mega festa em vermelho novo desde semana passada olhem o video e se inscreva no meu canal

    ResponderExcluir
  11. Me ajudou muito a fazer minha pesquisa.

    ResponderExcluir
  12. Legal, me ajudou na pesquisa!!!!!! ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FESTAS POPULARES do TOCANTINS

Festas Populares e Religiosas do estado de Tocantins é algo sensacional que mostra uma cultura em ricos trajes para todos que queiram conhecer. As festas exprimem cultura e tradição dos povos, tanto pelas cerimônias festivas quanto pelos rituais religiosos, e ssas celebrações reafirmam laços sociais, e raízes que aproximam os homens, movimentam e resgatam lembranças e emoções, t em características semelhantes mesmo com enfoques diferenciados, como as manifestações do canto, da dança, da música e, principalmente, o espírito de troca e fortificação, tão bem expressos no dito popular "lavar a alma". As festas populares e religiosas traduzem a cultura popular, a linguagem do povo, tudo que vem dele e de sua alma. Boi-Bumbá Uma das principais manifestações brasileiras, que provavelmente surgiu no final do século XVIII, por influência da tradição portuguesa e dos faraós do Egito (adoradores do Boi Ápis, deus da Fertilidade), e que logo se espalhou por todas as

FESTAS POPULARES de SÃO PAULO

Festa do Morro do Querosene Três vezes por ano, no bairro do Butantã, na zona oeste da cidade, acontece a festa do Morro do Querosene.  Versão paulistana das toadas do Bumba-meu-boi, ela existe há dez anos, no Sábado de Aleluia (véspera da Páscoa), acontece o Renascer do Boi, no dia 24 de junho se comemora o Batizado do Boi e em 23 de outubro a Morte do Boi, participam da festa, além dos paulistanos, imigrantes do Maranhão e de Minas Gerais. Festa da Santa Achiropita  No mês de agosto, a colônia italiana em São Paulo comemora o dia de Nossa Senhora Achiropita com uma grande festa popular.  A comemoração, organizada pela comunidade e pela Paróquia de Nossa Senhora Achiropita, acontece nas ruas 13 de maio e São Vicente, no bairro do Bixiga.  O ponto alto da festa é a comida e a música típicas, a festa de Achiropita é a mais conhecida e tradicional da cidade e atrai todos os anos milhares de visitantes. Festas de São Vito, São Genaro e santo Emídio.  As fes

Festas Populares de Rondônia

Adoro saber sobre festas típicas do nosso país Festas típicas e populares do estado de Rondônia é algo que não podemos perder ou de conhecer, muitas atrações num show colorido de roupas bonitas e danças da região. Arraial - Índia Boi Bumbá Botos que dançam nas festas e emprenham donzelas. Iaras que seduzem os homens e os levam para seus reinos encantados. Cobras-grandes, Curupiras, Caaporas, Matintapereira, cabeças voadoras de pessoas transformadas em duendes que vagam à noite. O folclore rondoniense é, acima de tudo, um espetáculo de lendas. Todas com influência indígena e amazonense. E uma das grandes festas folclóricas é o Arraial Flor de Maracujá em Porto Velho. É nesta festa que o Boi Bumbá se manifesta. Herdado do Nordeste, o bumba-meu-boi é uma manifestação folclórica que resume elementos culturais portugueses, africanos e indígenas. A festa é quando Porto Velho vira um verdadeiro arraial, com milhares de bandeirinhas coloridas nas barracas da